Android 8.1 vs Windows 10 mobile

No mundo dos smartphones cada um gosta do seu aparelho e do seu sistema julgando ser melhor que o do "vizinho".

Nestas coisas existem sempre comparações. Se o sistema "X" tem uma característica melhor, o sistema "Y" tem outra diferente (melhor ou pior).

Seja como for, o sistema agrada ao utilizador se corresponder às suas necessidades e isso também torna as análises um bocado subjectivas. Algumas coisas podem ser consideradas "pormenores" mas a mim dão-me jeito.

Sendo proprietário de um aparelho com sistema Windows 10 mobile (Microsoft Lumia 950) e agora de outro com Android one 8.1.0 (Nokia 8), venho aqui fazer uma comparação entre os dois.

Dado que o meu uso do Android tem pouco tempo, a análise que farei será relacionada apenas com alguns aspectos que descobri ao fazer a transição para este sistema.

Provavelmente algumas situações com que me deparei têm uma solução fácil que ainda não descobri, por isso se souberem a alternativa para contornar o que vou descrever, agradeço que me informem.

Vamos ver por exemplo a app dos contactos. No Windows basta ir à app e seleccionar todas as contas onde temos contactos e filtrar as que queremos que apareçam. No meu caso tenho contactos google, hotmail, facebook... No android deparei-me com a falta dos contactos que tenho na conta da Microsoft por exemplo. Como não consegui arranjar maneira de colmatar esta falha tive que instalar a app "Outlook" para assim ter os meus contactos. Outra coisa com que me deparei no android: Demasiados contactos repetidos.

No calendário da google também encontrei outro problema de fácil resolução no windows. Lá era só ir ao calendário e seleccionar as contas que continham compromissos que queria que aparecessem, incluindo eventos do facebook.

No android temos que fazer um "truque" para dar a volta à situação, tendo que ir ao facebook, exportar os eventos através de um link que depois temos de importar no calendário do google. Em alternativa podemos procurar outra app de calendário.

Hoje em dia com as redes sociais é dificil encontrar algum amigo que não esteja no facebook, por isso podemos usar as suas fotos de perfil nos nossos contactos do telemóvel. No windows esse processo é fácil, editando o contacto e escolhendo onde queremos ir buscar a sua foto (se tivermos a conta do facebook definida no telemóvel). No android tive que instalar uma app (Sync.ME) para isso acontecer.

Uso bastante a câmara, e por vezes gosto de fazer vídeos e extrair um frame desse filme e convertê-lo em foto. No windows basta editar o vídeo na app das "fotos", ir para o ponto onde queremos e gravar esse "momento parado" como uma imagem. No android... mais uma app.

Ou seja, estas situações que descrevi e que são "nativas" no Windows, no android tem que ser resolvidas com a ajuda de uma app externa. Se tivermos bastante espaço de armazenamento, não há problema mas prefiro o que vem já incorporado.

Por falar em apps, claro que nesta "batalha" o android sai claramente vencedor pois tem um catálogo muito mais variado que o windows. Foi a principal razão para ter feito esta mudança. Para mim é "O" trunfo deste sistema. Está lá tudo o que possam querer. Porém nem tudo são rosas, pois como descobri em algumas como o facebook, instagram e alguns jogos, existe um excesso de publicidade que faz lembrar as versões não oficiais de algumas apps que existem no sistema da Microsoft.

Chateia-me um bocado que no feed de noticias do facebook, haja tantos anúncios, ou mesmo no instagram. E em alguns jogos temos vídeos publicitários irritantes que demoram uns segundos a passar. Nas apps referidas, no Windows não existe essa situação mesmo nas versões oficiais das "marcas". Claro que encontraremos alguma publicidade por exemplo em jogos na forma de pequenos "banners", mas no Facebook e instagram apenas vemos as publicações no nosso "feed" que queremos ver.

Por outro lado, há que referir a parte positiva que é o facto do Facebook e Instagram para android terem mais opções que as versões feitas para a Microsoft. Nem tudo é mau no "robot verde".

Em termos de personalização do écran, tenham em conta que se trata de uma opinião subjectiva pois tem a ver com o gosto de cada um. No windows a "arrumação" do écran inicial é bem melhor que no sistema da Google. Os chamados "atalhos dinâmicos" que podemos redimensionar e usar transparência para não ocultar a imagem que usamos como "wallpaper", agrada-me mais que os ícones normais do android. Depois temos uma listagem alfabética de tudo o que temos instalado. Felizmente existem algumas apps chamadas "launchers" que permitem melhorar isto. Sugiro uma chamada "Launcher 10" para quem queira voltar a ter um écran "à windows". Em alternativa têm o launcher oficial da Microsoft, mas sem esses atalhos dinâmicos.

Por falar em personalização. gosto muito do meu "écran de bloqueio" nativo do windows com uma imagem diferente todos os dias. Sinto falta disso no Android. Provavelmente haverá alguma app que resolva isso. Falta descobrir qual.

Como já mencionei, o meu uso do sistema android é recente, por isso ainda só me deparei com estes obstáculos encontrando soluções para alguns dos casos. Deve haver outras melhores (e mais simples, espero), mas só com a experiência é que as descobrirei.

Não digo que o sistema seja mau, nada disso, mas comparando com o Windows não me parece ser tão completo (pelo menos nestas situações) e acho-o mais "restritivo" no uso de outras contas /serviços não-google, dificultando ao máximo as coisas. Presumo que para quem use só uma conta Gmail, seja perfeito.

Em termos de actualizações do sistema, windows e android parecem comportar-se bem nesse aspecto fazendo os updates com regularidade. Ambos têm pequenos updates mensais e depois de vez em quando, um maior e mais completo.

Outro aspecto em comum: A chamada "luz nocturna" para proteger mais a nossa visão, ao usarmos o aparelho à noite. Não agrada a todos, mas habituei-me bem.

Assistentes virtuais: Só tenho experiência de uso da Microsoft com a "Cortana" em PT-BR, que me agradou mesmo não usando todas as potencialidades, devido a restrições de zona. Ainda não descobri como usar o da Google e se "fala" em PT-PT.

Nos mapas, também ambos os sistemas são bons. O GPS localiza-nos em segundos e podemos ver como está o trânsito no nosso percurso. Nada a apontar tanto para um como para outro. Penso que, como a Microsoft, os mapas da Google podem ser usados em offline mas ainda não explorei isso. Já reparei que o android é um bocado mais "invasivo" se tivermos a localização sempre ligada, pedindo-nos para avaliar os sítios onde estivemos. Pessoalmente, não acho isso um problema, mas quem queira reservar a sua privacidade, atenção a isso. Mas por outro lado, quem se preocupa com a privacidade, não deve usar dispositivos ligados à internet.

Ainda não tive "comportamentos anormais" no sistema. No windows ao longo do tempo confesso que já houve alguns "reboots" involuntários ou "congelamentos" (poucos, felizmente), mas que em nada prejudicou o funcionamento das coisas. Algumas apps no android já "crasharam" mesmo sem estarem a ser usadas (porquê?) mas até ver também não as prejudicou em nada.

Por falar nesses comportamentos disfuncionais das apps e jogos, no windows existe uma opção para as repor sem as desinstalar. Não sei se o Android tem essa opção.

Para já vou usando os dois sistemas em simultâneo pois o meu smartphone windows permite-me que o use como computador no meu dia a dia, algo que neste telemóvel android que tenho não é possível (ainda?). Teria que ter um Samsung S8 / S8+ / S9 / S9+ ou um Huawei Mate 10 (penso que é esse o modelo) para isso.

Acreditem em mim: Quando usarem o vosso smartphone como computador, já não vão querer outra coisa. No windows ainda não temos a experiência PC completa, mas este ano irá haver novidades nesse aspecto.

Em resumo não "desgosto" do android, tem coisas boas e num bom aparelho o sistema é rápido, mas ainda prefiro o windows 10 mobile (talvez por o usar há mais anos). Tenho inúmeras aplicações / jogos no meu aparelho novo, mas serão poucas as que uso regularmente todos os dias. As outras estão lá para quando forem precisas. Podem vir a dar jeito.

O aparelho em si é excelente, super rápido com boa câmara. Se forem fãs do sistema da google e estiverem a precisar de um telemóvel novo, recomendo.

As comparações continuarão e talvez haja mais crónicas a este respeito. A minha opinião irá mudar? Só o tempo irá dizer isso.

Para já podem dizer que sou Windroid

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)