Nokia 8 - uma análise

Depois da era "dumb phone" onde tive vários aparelhos da marca Nokia, a minha primeira experiência no mundo dos "smart phones" foi com o sistema Android e um aparelho da LG, há muitos anos.

As coisas não correram bem. O sistema tinha muitas falhas e o telemóvel era muito problemático o que me fez mudar para o sistema Windows regressando à marca Nokia e mais tarde à Microsoft ambos na linha de modelos "Lumia".

Actualmente sou proprietário de um Microsoft Lumia 950 que uso também como computador no meu dia a dia através do "continuum". (Podem ler sobre isso noutras crónicas que escrevi no blog) 

Recentemente resolvi voltar ao Android e regressei mais uma vez à Nokia, mais concretamente ao Nokia 8. Ao abrir a caixa deparei-me com o aparelho em si, um carregador com entrada USB para ligar o cabo (também disponível), manuais e uns phones que ainda não testei.

Esta é a minha análise inicial:

Com 4GB de memória RAM acompanhado de um processador snapdragon 835 tudo se torna rápido e fluido. As coisas acontecem rapidamente. E se a isso juntarmos os 64 GB de memória interna com possibilidade de expansão para 256GB através de um cartão micro SD, temos um bom aparelho em mãos.

O écran de 5,3" é amplo, tem uma excelente imagem nítida e com cores vibrantes e responde muito bem ao toque. Tem um sensor de impressões digitais na parte frontal, e em baixo, para desbloqueá-lo. É uma boa medida de segurança. Este sensor permite adicionarmos mais algumas se quisermos partilhar o acesso com mais alguém. Além disso, ainda temos um PIN para reforçar a segurança.

A configuração para detectar a nossa impressão é um bocado demorada, pois devido às reduzidas dimensões do sensor temos que ir deslocando o dedo para que possa "apanhar" a impressão na sua totalidade. Mas uma vez concluído o processo, o desbloqueamento do aparelho é quase instantâneo.

As Câmaras de 13MP + 13MP na parte de trás e 13MP à frente são boas e tiram fotos nítidas com boa imagem. Existe ainda a possibilidade de usarmos o modo "bothie" em que usamos ambas as câmaras, ao mesmo tempo para tirarmos umas fotos originais. Só testei ainda algumas fotografias de interior, sem flash. A imagem é boa, por isso presumo que no exterior ainda ficará melhor.

Nesta fase inicial de descoberta do telemóvel, é natural que haja um uso mais intensivo do que é normal, o que é um bom teste para a bateria de 3090 mAh. Com um carregamento inicial de manhã até aos 100%, aguentou-se bem até à noite quando ainda restavam  mais de 30%. Portanto, num uso mais regular penso que no final do dia terei uma percentagem ainda maior. Só o tempo irá mostrar isso, ou não.

O corpo do telemóvel é fino e elegante mas um pouco escorregadio quando o temos na mão. Aconselho uma capa anti deslizante para evitar acidentes.

Com esse uso intensivo e/ou quando carrega, alguns aparelhos tendem a aquecer. Não foi o caso aqui onde o telemóvel manteve uma sempre uma temperatura "fresca", o que também ajuda na velocidade de processamento.

A porta USB-C permite um carregamento rápido. Ainda só testei duas vezes, por isso não posso para já fazer uma análise mais detalhada da velocidade de carregamento.

O sistema é o Android "oreo", na versão 8.1.0. Farei uma análise mais pormenorizada a este sistema numa crónica separada, onde haverá algumas comparações inevitáveis com o sistema Windows 10 mobile.

E para já, são as minhas observações iniciais. Ainda estou no segundo dia de uso, por isso haverá mais utilização, noutras condições, o que me levará a escrever noutra ocasião uma segunda análise.

Para verem mais detalhadamente o hardware deste aparelho, consultem o site da marca onde encontrarão todas as características.

RMS




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)