Ficheiros secretos – Onde está a verdade?
Os agentes mais famosos do FBI regressaram ás salas de cinema e reaparecem em "Ficheiros Secretos – Quero acreditar".
Para quem é bem conhecedor deste mundo, sabe que existiu sempre ao longo dos episódios uma grande componente do "paranormal", das conspirações governamentais, fenómenos inexplicáveis, e a inevitável "procura da verdade" por Fox Mulder.
"Ficheiros Secretos" não gira exclusivamente em torno dos extraterrestres, embora estes tenham contribuindo fortemente para os nove anos de sucesso mundial deste pedaço de história televisiva.
O primeiro filme "Fight the future", que foi intercalado entre a 5ª e 6ª séries se não estou em erro, abordou tudo o que seria de esperar pelo verdadeiro "X-Fã": Os extra-terrestres, as conspirações, todos os personagens estavam lá, os "arqui-inimigos" de Mulder e Scully... Enfim, estava lá tudo, incluindo o êxito nas bilheteiras. Talvez não tenha sido do agrado de quem não seguia fielmente as aventuras semanais na TV.
No último episódio da 9ª série, intitulado "A verdade", ela finalmente chegou: As respostas foram dadas, alguns mistérios resolvidos e outros guardados (possivelmente) para mais tarde serem abordados, o consumar da relação dos dois personagens principais... Foi o fim de uma era televisiva que contribuiu para o sucesso de futuras séries que iriam mais tarde aparecer no pequeno écran. Deixou saudades...
Até que finalmente ontem, dia 7 de Agosto de 2008, passados tantos anos surge no grande écran, "Quero acreditar". Tal como o neurónio, muitos fãs quiseram voltar a acreditar em Fox e Dana e na igualmente famosa "verdade", a tal que "está por aí".
Esta longa introdução serve então para tecer alguns comentários à mais recente aventura do universo "X-Files".
Como sempre, não querendo falar muito para não revelar tudo sobre o filme, desta vez David Duchovny e Gillian Anderson são os únicos de todo o leque de X-personagens, presentes nesta sequela ao longo de toda a história.
O ambiente "paranormal" e "espacial", é um bocado posto de lado nesta aventura dando lugar a uma componente mais "policial / misteriosa" o que pode vir a perturbar alguns fãs mais fervorosos, embora haja a inevitável conspiração (em menor escala a que estamos habituados) sempre associada à "verdade" que Mulder tão desesperadamente tenta revelar ao mundo ao mesmo tempo que é "amordaçado" por poderes superiores.
O FBI já há muito que fechou as portas à sua famosa secção de "Investigação de fenómenos inexplicáveis". Mulder é um eremita isolado da sociedade, e Scully tem uma carreira de sucesso na sua área de especialidade, a medicina que é fortemente desenvolvida aqui.
Com o desaparecimento de uma agente da agência (entre outras vitimas), surge em cena um ex-padre que afirma ter visões do que lhe possa ter acontecido e do seu paradeiro. Mas como já sabemos que o FBI não se entende bem com este tipo de pessoal, quem é que vão chamar para ajudar? Acho que já estão a adivinhar...
Fox já há muito que mandou o "Bureau" para "aquela parte", mas a vontade de se envolver na sua área favorita é mais forte do que ele e bastante superior à sua vontade de se desligar completamente da agência, e sendo assim regressa ao activo arrastando a sua famosa céptica colega / companheira. Começa então mais uma aventura.
E isto é tudo o que vou revelar da história.
Os "X-Fãs" são relembrados de alguns pontos fortes que acompanharam toda a série, como por ex a mais famosa personagem ausente, a célebre irmã raptada, nomes de alguns personagens que são mencionados em algumas cenas, uma subtil referência a um certo bébé dado para adopção... Factos que possivelmente serão desconhecidas do público em geral, o que pode vir a afastar alguma audiência.
Quanto aos outros pontos, vejam o filme e saberão do que estou a falar.
Sendo grande fã deste mundo "secreto", devo dizer que soube a pouco. Sei que "Ficheiros Secretos" não é só "aliens" e "paranormal", mas certamente esperava-se pelo menos por um pouco de algum desses ingredientes
A "teoria da conspiração" não podia faltar, mas desta vez pareceu-me um bocado em baixo. E quanto à "verdade"... que já anteriormente foi revelada em grande parte, aqui é servida em doses pequenas. O ponto forte é mesmo a relação pessoal entre as personagens principais e as características que as definem.
Também faltou algum ritmo à história. Esperava mais emoção e "suspense".
Bom desempenho de alguns personagens secundários. Excelente momento "X-file" com direito a música-tema e tudo, numa das cenas. Mais não digo...Fabuloso.
Uma futura aquisição em DVD para completar a colecção.
Quero acreditar... que o terceiro filme será melhor.
Até lá, lembrem-se... Eles existem
(música do genérico inicial dos X-files)
RMS
P.S.
Ás 22h, estava nas salas do Campo Pequeno a assistir a este filme. Boa sala, confortável... Mas, como sempre, surgiram os inevitáveis factores que podem arruinar uma potencial boa experiência cinematográfica:
• Os (infelizmente) habituais "donos da sala" que falaram durante quase todo o filme.
• O ruido do girar violento das pipocas no balde, e...
• Para quando filmes com boa imagem e sem riscos no dia da estreia?? Será pedir muito, na era digital?
Depois venham falar da "crise do cinema"...
Comentários
Numa escala de 0 a 10:
ritmo = zero
historia = 2
personagens = 2 para a Dana e 5 para o Mulder
sala cinema = 4
companhia = 10
Em relação à sala quero ainda referir que já não bastava o cancro das pipocas agora tambem temos o cancro dos telemóveis!!!
(Beta)