Migração das espécies


Nestes últimos dias temos assistido a um fenómeno que tem mexido com a movimentação de uma espécie.

Eles não estão a salvo nem da natureza, nem do Homem. Qualquer alteração no comportamento numa destas variáveis, é mais que suficiente para alterar a sua rota normal.

Já pudemos observar a modificação de comportamento causada por um vulcão, com uma localização, no mínimo, "impronunciável", e agora tudo volta a ser mexido, mas desta vez por acção humana através de uma greve.

Eles começaram por se deslocar para os aeroportos, munidos de um instrumento estranho na mão a que chamam "microfone", que usam para tentar comunicar com quem quer que esteja fora dessa zona.

Colocam perguntas interessantes, do género "então, está aqui a tentar apanhar um avião?", ou "está chateado por o seu voo ter sido cancelado?", e outras "pérolas" do género. Normalmente estas comunicações duram alguns minutos que por vezes parecem uma eternidade. No final, recolhem de novo aos seus ninhos, repetindo o processo no dia seguinte.

Este padrão só pode ser interrompido por algo que os obrigue a deslocar-se em busca de um novo destino. Algo suficientemente relevante que crie neles um sentimento que os obriga a comunicar conosco, para nos alertar sobre qualquer coisa.

Dado que os vulcões não entram em erupção a toda a hora, eis que o Homem resolve dar uma "mão" à "mãe-natureza". Surge então outro fenómeno..."a greve".

Esta greve, provocou uma migração desta espécie, desta vez para todas as estações de caminhos de ferro / terminais de autocarros, etc... que conseguissem encontrar.

O caos instalou-se. Ficaram desnorteados. Para onde se deveriam dirigir? Finalmente, após alguma confusão inicial, começaram a fixar-se nos seus novos "ninhos".

Surgiram mais tentativas de comunicação. Munidos de novo dos seus microfones, começaram a colocar questões tão importantes como: "então, está aqui a tentar apanhar um comboio?", ou "está chateado por este transporte ter sido cancelado?". Aqueles que estão mais próximos de água, têm outro estilo de mensagem mais evoluído, como por ex: "então, está aqui a tentar apanhar o barco?", ou "está chateado por ter sido cancelado?"

Este vocabulário vai sofrendo mutações, conforme o transporte em questão, como já puderam perceber.

Repete-se o processo de perguntas e respostas, em que tentam desesperadamente alertar-nos para o que basicamente, já sabemos.

A nós, só nos resta estudar esta atitude bizarra, e tentar entender esta espécie rara que nos aparece em casa todos os dias, mais que uma vez por dia. Da minha parte, confesso ser difícil de compreender a complexidade deste comportamento exótico, mas tenho a certeza que não faltarão oportunidades para aprender mais sobre este assunto fascinante.

Fico à espera do próximo fenómeno que vai provocar mais uma deslocação em massa.

Entretanto vou tentando prever, com base nos dados já recolhidos até agora, como irão ser as mensagens deles?

Alguém quer tentar adivinhar?

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)