Acção pura e dura está de volta – Os Mercenários 2


“Track them, find them, kill them” 

A frase dita por Stallone no filme, pode muito bem resumir o argumento desta nova aventura dos “Mercenários”.

Mais uma vez somos presenteados com um filme carregado de acção, (muito) sangue, balas, mortos, muita testosterona e... as grandes estrelas que durante muitos anos protagonizaram os grandes “blockbusters” de sucesso dos anos 80 e 90.

A acompanhá-los temos ainda como bónus dois nomes sonantes: Chuck Norris e Van Damme. Também Bruce Willis e Schwarzenegger vêm o seu protagonismo aumentar nesta nova história.

Nomes à parte, passemos ao que interessa: O argumento. Mais uma vez não esperem nenhuma nomeação para o Óscar dessa categoria. A simplicidade é um dos pontos fortes deste filme. 

Começa logo "a abrir" com uma chacina que tem como objectivo resgatar uma vítima de rapto. Logo nas primeiras cenas ficamos a saber o que nos espera nas outras. 

Sem perder tempo, segue-se a passagem para a missão principal que é o tema central: O vilão de serviço, Van Damme (com o sugestivo nome de "Vilain"), ousa desafiar os heróis, e estes entram numa frenética perseguição até ao chamado "ajuste de contas" final.

Já se sabe que nenhum deles (falando nos grandes nomes) está a ficar mais novo, bem pelo contrário. Isso também é bem aproveitado no filme, não transformando os personagens em "gajos velhotes a fingir que são novos". Outro atractivo no filme são alguns diálogos em que cada um dos actores goza, ou é gozado, com as suas alcunhas ou frases-feitas relacionadas com outros filmes que protagonizaram no passado. Só como exemplo, numa das cenas Schwarzenegger repete a sua mítica frase "I'll be back", enfurecendo o personagem de Bruce Willis que diz já estar farto dos "regressos" dele.

"O" herói de acção, o velhinho Chuck Norris, surge aqui também, como já referi. Embora apareça em poucas cenas, consegue marcar bem a sua presença em cada uma delas através de uma música bem sugestiva e uma ou outra frase criada pelo próprio (segundo dizem) que foi inspirada pelas inúmeras "piadas-Chuck Norris" que estão disponíveis na internet.

Van Damme também ele um bocado mais "velhote" do que nos seus tempos áureos, ainda consegue fazer o seu "movimento-assinatura", o famoso "rotativo que leva o seu pé à cara do adversário".

O resto da malta, continua igual a si mesma, com o mesmo "tempo de antena" à excepção de Jet Li que aparece menos. Dolph Lundgren surge de novo com um ar lunático e divertido. Jason Statham também está no mesmo registo sempre em conflito com a personagem de Stallone.

E pronto, aqui têm o que penso ser um bom resumo desta nova missão dos "Mercenários". Não esperem uma grande obra prima da sétima arte com muitas nomeações e prémios. 

Esperem acção a 100%, "pancadaria de meia noite", heróis sem problemas psicológicos, personagens sem "profundidade" nem traumas, cenas altamente exageradas (já se sabe que neste tipo de filme temos que acreditar em certas coisas), grandes explosões (porque sim), algumas frases-chave como "rest in pieces" e milhares, milhares e milhares de balas disparadas. 

Se é isso que querem, "Mercenários 2" é o vosso filme. É um bom regresso ao passado, no presente.

RMS

P.S. Já há rumores de um terceiro episódio (como não podia deixar de ser) que talvez possa contar com a presença de Nicolas Cage e Charlie Sheen. Cá estaremos à espera.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)