Adeus android, olá windowsphone

Pois é, depois das minhas aventuras na "Androidlândia", onde me fartei do "robô verde", decidi fazer as malas e mudar-me para a "windows town".

Por outras palavras: Adeus sistema Android, olá Windows Phone 8.

De volta à marca de telemóveis que sempre me acompanhou ao longo dos anos, adquiri um "Nokia" com a última versão do sistema operativo da Microsoft para telemóveis.

Como é natural, há sempre comparações. Para já nos pontos positivos, noto um funcionamento mais rápido e fluído, uma utilização mais fácil, especialmente para quem usa o "windows normal" dos computadores.

Pontos, menos bons, são para já o teclado "qwerty". Gosto mais do velho teclado alfanumérico, embora tenha que admitir que este sistema "tecla a tecla" do "qwerty" oferece uma surpreendente adaptação fácil, e mesmo que não carreguemos na tecla pretendida, o sistema de mensagens parece quase adivinhar a palavra que pretendemos escrever.

A desvantagem que todos falam, nesta "guerra" de sistemas operativos móveis é, sem surpresa, haver menos aplicações windows phone, que android. Mas será que menos quantidade implica menos qualidade? Realmente existe um verdadeiro mundo na "play store" da google, mas também há para lá muito "lixo". No fundo, poder-se-à dizer que nas diferentes "lojas", quantidade não é tudo.

Aquelas que usava no telemóvel antigo, acabei-as por descobrir na loja da Microsoft...iguais ou muito parecidas. Basta perder um pouco de tempo à procura. Outras, nem precisei delas.

O modelo que escolhi foi o "Lumia 620", longe certamente da performance dos modelos topo de gama da marca, ou de outras, mas com um hardware competente que não deixa de ter um bom desempenho.

Outra diferença relevante é o novo sistema de "atalhos dinâmicos" (ou "live tiles"), comparáveis aos "widgets". Podemos ver alterações em alguns, em "tempo real" ou ver cada um com a sua notificação ao invés de as vermos acumular no topo do écran.

E pronto, para já são as primeiras impressões. Até agora parece que esta nova aventura está a correr bem. Só o tempo dirá se vale a pena manter morada nesta cidade, ou se regresso à do robô... ou quem sabe, mudo-me para a cidade da "maçã" (todos os que la´vivem, parecem gostar e não pensam em sair, apesar do elevado custo de vida).

A ver vamos... Espero que estas "janelas" não fiquem sujas, e estraguem a boa vista da paisagem.

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)