Viagem a Viena

Em Abril viajei para a linda cidade de Viena, na Áustria, um destino que recomendo vivamente.

Esta é a minha experiência:



Partimos de Lisboa, num voo da TAP. Num aeroporto (internacional) onde vale tudo em termos de trânsito (menos arrancar olhos - por enquanto), lá embarcámos no avião com destino a Viena num voo com duração pouco superior a três horas.

Em termos de conforto a bordo, é para esquecer. Micro lugares sem espaço de manobra e uma alimentação suspeita, no mínimo. Mas o destino faz-nos esquecer esses "pequenos pormenores".

Chegados ao destino, saímos do avião e quando chegamos à zona de recolha de bagagem, lá está ela prontamente à nossa espera, ao contrário do que acontecerá no regresso.

Daí, partimos num comboio até à nossa estação ("Wien-Hauptbahnhof"), que fica ao lado do hotel que escolhemos, o "Motel One Wien-Hauptbahnhof". Não se assustem pelo "motel" no nome, pois embora seja um alojamento sem grandes luxos, a verdade é que é muito confortável, pessoal simpático (na medida do possível para o povo austríaco), tem um quarto jeitoso (com uma excelente tv) e uma boa sala de refeições com bom pequeno almoço.

A localização como já referi é mesmo ao lado da estação de comboios, que tem um aglomerado de lojas, restaurantes e supermercados, todos com preços interessantes.

Não temam, pois embora o hotel seja ao lado da estação, a insonorização dos quartos é perfeita, isolando-nos totalmente do ruído exterior.

Como curiosidade, gostaria de referir que na estação, se pretender ir ao wc, tem que gastar 50 cêntimos para o fazer, obtendo em troca um recibo com o qual poderá descontar esse valor em algumas lojas do "centro comercial" que sejam aderentes a esse sistema.

O primeiro dia foi basicamente para conhecermos a vizinhança.

Iniciámos o segundo dia com um bom e variado pequeno almoço à base de produtos biológicos.

Não esperem que seja grandioso com grande diversidade de produtos, mas tem muitas coisas boas e não sairão de lá com fome.

A nossa primeira paragem foi o palácio da imperatriz Sisi, o palácio de Schoenbrunn.

Convém referir que comprámos antecipadamente, ainda em Lisboa, o cartão "Vienna Pass" que permite entrarmos nos museus, atrações e usarmos os conhecidos autocarros dos turistas, "hop on / hop off", sem estarmos preocupados com o custo. Adquirimos também um "travel card" (com validade de 3 dias após a primeira validação) para o Metro e outros transportes.

Como disse, a primeira paragem foi no "Palácio da Sisi". Infelizmente não é permitido usar máquinas fotográficas (nem as câmaras dos telemóveis), mas no lado positivo podemos concentrarmo-nos na beleza em nosso redor. Para conhecerem mais aprofundadamente o que estão a observar, sugiro o uso de áudio guias.

Todo este ambiente histórico permite-nos uma verdadeira viagem no tempo e facilmente imaginamos como seria a vida naquela época.

Pausa para almoço, no espaço exterior do palácio, onde pudemos pela primeira vez saborear a cozinha austríaca, É um pouco caro, mas vale a pena, não só pela experiência, mas também pela generosidade e qualidade das doses servidas.

Já com energia recuperada, e ainda no exterior, fomos visitar o "Museu Imperial dos coches". Embora esteja muitos "furos" atrás do nosso Museu dos coches, mesmo assim vale a pena a visita.

Como as forças já não eram muitas e para conhecermos melhor este grande "quintal" real, embarcámos num pequeno comboio que percorre toda a propriedade e pudemos ver vários pormenores interessantes.

Na primeira paragem deste transporte tivemos oportunidade de subir até ao miradouro "Gloriette" que nos ofereceu uma espectacular vista, não só do palácio, mas também da cidade de Viena. Recomendo irem até lá acima, mesmo tendo que subir "alguns" degraus para o fazer. Vale a pena.

Para terem uma ideia de todo o espaço, foi-nos dito que era quase do tamanho do principado do Mónaco. Nada mau para estar no meio da natureza, na cidade.

Não chegámos a ver tudo, pois com isto tudo facilmente se passa uma manhã e uma tarde com muitos passos dados. Terminado este ponto turístico, regressámos ao hotel no nosso sistema favorito, o autocarro "hop on / hop off".

No dia seguinte, rumámos a outro ponto de interesse, o Museu "Albertina", onde podemos encontrar várias obras de arte. Um espaço relativamente pequeno que se vê em pouco tempo, por isso vale a pena uma paragem.

Daqui, seguimos para o "Museu da Sisi" onde podemos ver uma opulenta colecção de roupa e objectos pessoais da imperatriz, além de uma variedade de porcelana e outros valiosos items.

Próxima paragem: St. Stephen's Cathedral, que embora esteja a ser renovada, permite mesmo assim uma visita.

Depois de tanta caminhada, parámos para um almoço num restaurante chamado "Café de LÉurope" onde pudemos, mais uma vez, apreciar a gastronomia austríaca. Bom preço e boa comida.

De barriga cheia, fomos ver o "Imperial Treasury", onde estão expostas as jóias da coroa e também algumas roupas e vestidos imponentes. Pode-se tirar fotografias, mas sem flash.

Temos aqui vários artigos e rara beleza e de valor incalculável. Só por isso vale a pena passarem por lá.

E assim termina esta etapa, com um regresso ao hotel para recuperarmos energias para o último dia da nossa visita a esta espectacular cidade.

Demos início às festividades com uma viagem de autocarro "hop on / hop off" que passou pelo famoso "Danúbio", um "ex-libris" desta cidade.

Aqui, fomos à chamada "Torre do Danúbio" (Donauturm) que, após uma rapidissima viagem de elevador (sem tecto), que percorre mais de 200 metros "num instante", oferece-nos uma deslumbrante vista área de Viena. Se não quiserem olhar a custos, podem aproveitar para saborear uma refeição no restaurante giratório na torre. Infelizmente para nós, já estava totalmente cheio, portanto recomendo uma reserva antes de irem lá só para isso.

Seguidamente, fomos visitar o "Museu de Cera da Madame Tussaud". Embora haja várias personalidades internacionais bem conhecidas, há mais destaque para as "celebridades locais". Comparativamente ao museu com o mesmo nome, em Londres, este é bem mais pequeno, o que foi uma surpresa.

Este museu situa-se em pleno parque de diversões, ao estilo da nossa "Feira popular", onde temos "rodas gigantes", montanhas russas, carrinhos de choque, etc.

Com mais um desgaste após tanta caminhada, estava na altura de um pouco de açúcar para ganharmos energias. E para isso fomos comer uma das mais emblemáticas sobremesas austríacas, a "Sacher torte" no também famoso "Café Sacher", do hotel com o mesmo nome.

Dado que é uma sobremesa bem conhecida que todos querem provar, esperem por alguma fila na entrada. Mas vale a pena e sairão de lá satisfeitos. Além desta famosa iguaria, podem também provar outras que não ficam nada atrás.

E pronto. Penso que aqui com este relato, ficam com uma boa ideia destas nossas mini-férias em Viena, um destino que recomendo vivamente, especialmente a quem gostar de destinos com "História".

Algumas considerações gerais:

Os preços são ao nível de Portugal, e em alguns casos são mais baratos.

É uma cidade muito "amiga dos animais", especialmente dos cães. Embora sejam obrigados a ter açaimes nos locais públicos fechados, têm a sua disposição várias comodidades como parques só para eles, e não lhes é negada a entrada em muitos sítios.

As ruas são muito limpas e asseadas, apesar de tantos animais a circularem nelas (parece Lisboa, não é?)

O hotel estava muito bem localizado. Vale a pena. É bom e barato, para preços de hotel.

O tempo, ao contrário do que esperava, estava muito bom. Tempo quente e ensolarado. Só apanhámos frio e alguma chuva, no dia da nossa partida para Lisboa.

Comprem o "Vienna Pass". É muito útil. Apesar de mesmo assim terem que esperar em algumas filas para terem o vosso bilhete de entrada para museus e atrações, não irão preocupados com os "trocos".

O Metro é rápido e fácil de usar. Depressa se chega a qualquer lado. Não existem "torniquetes". A fiscalização de lá acredita que vocês são boas pessoas e compraram o vosso bilhete de transporte.

Existem algumas ruas de comércio, fechadas ao trânsito, para quem quiser fazer umas compras.

No voo de regresso, chegados a Lisboa, tivemos a fatídica "espera da bagagem" (mais de uma hora, ao contrário dos minutos em Viena).

Não deu tempo para ver tudo, mas ficará para outra oportunidade. É um bom motivo para regressar.

Até à próxima, Vienna

Auf Wiedersehen

RMS


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)