PWA
Hoje em dia temos aplicações para Android, IOS e Windows 10 mobile. Alguns são multiplataforma mas outros há que só funcionam nos dois primeiros ambientes móveis.
A solução por vezes é usar a versão "web" dessas aplicações, que permite responder às necessidades do utilizador.
Claro que embora seja funcional, não tem o mesmo comportamento de uma aplicação instalada num smartphone... até agora.
Eis que surgem as "Progressive Web Apps" (Apps progressivas) para colmatar essa falha.
Do que se trata então? Resumidamente, são páginas de internet com o "comportamento" de uma aplicação. Como? Estas possuem definições (entre outras características) que podemos alterar a nosso gosto, como por exemplo permitir o envio de notificações para o nosso aparelho móvel.
O conceito não é novo, e já foi pensado pela Google, agora com o apoio da Microsoft. Só a Apple parece não estar ainda muito agradada com esta ideia.
Embora não seja novidade, só agora tem começado a ganhar força, pois os "browsers" de internet têm de suportar esta funcionalidade e nem todos suportam.
Mas isso não tem impedido o surgimento de alguns sites "progressivos" que já nos dão um vislumbre do que está para vir.
Para já algumas vantagens são óbvias:
- Não necessitam de ser instalados no telemóvel, dispensando estar numa "loja" de apps e jogos bastando criar um atalho para o site no écran.
- Está sempre actualizado pois estamos sempre a usar a versão mais recente
- É multiplataforma, o que quer dizer que funciona em vários sistemas e browsers.
- Funciona em qualquer dispositivo onde haja um browser.
- Embora estejamos a aceder a um site, as suas funcionalidades podem trabalhar em "off line".
- Tem o comportamento semelhante às apps instaladas no aparelho, chegando mesmo a mandar notificações para o utilizador.
Para qualquer programador, é a sua oportunidade de ver o seu trabalho chegar a mais pessoas. Para qualquer empresa, irá haver certamente uma diminuição de custos no desenvolvimento.
As aplicações serão verdadeiramente universais. Irão substituir totalmente as tradicionais como as conhecemos hoje? Talvez não, mas irão certamente mudar a maneira como as usamos.
E afinal, que exemplos existem actualmente destas "PWA's? Temos por ex o site móvel do Twitter, do Flipboard, do Telegram Messenger, Pinterest, entre outros...
Se quiserem ver mais alguns exemplos, visitem este site ou pesquisem mais na net:
https://pwa.rocks/
O futuro das aplicações móveis vai mudar. Aguardem.
RMS
Comentários