SUPER BON JOVI



ROCK IN RIO, LISBOA - DATA 31 MAIO 08

Fica para a história dos concertos em Portugal, Bon Jovi ao vivo no parque da Belavista em Lisboa.

90.000 pessoas encheram o recinto, incluindo o neurónio, e testemunharam o grande acontecimento eleito até à data pela critica e pelo público, o melhor concerto do ‘rock in rio’.

Jon Bon Jovi e companhia em potência máxima demonstraram que ainda são realmente os ‘Bons Jovens’ cheios de energia com grande ‘rock n roll’ a fluir nas veias.

Com as baterias carregadas no máximo, o ritmo foi alucinante só abrandando por dois instantes para a balada ‘I’ll be there for you’, (bem) cantada pelo guitarrista Ritchie Sambora, e a mega-balada, ‘Always’.

De resto, foi Bon Jovi ‘sempre a bombar’, iniciando as hostilidades com o single-sucesso que dá nome ao último album, ‘Lost Highway’.

A partir daí, iniciou-se uma viagem no tempo, aos anos 80 e 90 com grandes clássicos que 90.000 vozes acompanharam e cantaram na perfeição, como se o concerto fosse uma super sessão de ‘Karaoke’...

O combustível que alimentava o público vinha do palco, e não estava sujeito a qualquer imposto nem preço elevado. Todos foram abastecidos e embora tivessem estado duas horas em rotação máxima, penso que se pode dizer que os níveis energéticos na globalidade, ainda estavam muito acima da média, no fim. Ritchie e a sua guitarra também deram ‘show’. Domínio total.

Voltando ao alinhamento musical, pudemos recuar até aos tempos do fantástico album ‘New Jersey’ para ouvir, e cantar, ‘Born to Be my baby’. Depois ‘escorregámos’ até ao campeão de vendas ‘Slippery when wet’ para recuperar ‘you give love a bad name’ (um ‘must’ em qualquer concerto de BJ) e ‘Raise your hands’ (há quanto tempo é que ninguém ouvia isto num concerto?) que provocou um grande efeito visual com o público a levantar as mãos no ar.

Depois desse espectacular momento, os Bon Jovi transportaram-nos ainda mais para trás no tempo para o seu primeiro single do primeiro album... a música, ‘Runaway’ (1982 se não estou em erro, embora o album seja de 1984). Sempre actual, como se tivesse sido editada este ano, ‘Runaway’ foi também cantada pelo público, na perfeição. A letra estava bem guardada na memória de todos e encaixa bem em qualquer ano.

Pudemos então avançar uns anos para o album ‘Keep the faith’ para ouvir o grande ‘Sleep when i’m dead’ (que se aplicava bem neste concerto onde ‘sono’ e cansaço’ eram palavras riscadas do dicionário de todos os presentes). No ‘intervalo’ desta canção, ainda pudemos ouvir uma adaptação de ‘Mercy’, cantada hoje em dia por Duffy, e ‘Start me up’, clássico dos ‘Rolling Stones’.
‘In these arms’ também não se ouvia ao vivo há algum tempo também aumentou os niveis de energia (como se fosse preciso). Uma balada em ritmo acelerado, que serviu de ligação à já referida mega-balada ‘always’, êxito internacional e número 1 em vários ‘tops’ mundiais, quando foi lançada.

Seguiu-se então a música que pessoalmente considero o futuro clássico da banda de New Jersey, ‘We’ve got going on’ (do mais recente album ‘Lost Highway’)... Grande ‘rockada’, em ritmo rápido, talvez ainda um pouco desconhecida de algumas pessoas, mas isso não foi motivo para diminuir a adrenalina.

‘It’s my life’permitiu recuar de novo até um passado recente. Mais um grande momento no concerto. Grande ‘malha’. Seguiu-se ‘Keep the faith’, single que dá nome a um album, e fica mesmo bem em concerto (o ‘baixo’ logo ao início é brutal).

Procedeu-se então à única pausa que Jon Bon Jovi fez, transformando temporariamente o guitarrista Ritchie Sambora, na ‘primeira voz’ da banda. Abrandámos o ritmo para ouvir e cantar alto e bom som outro grande clássico que há algum tempo não se ouvia em concerto: ‘I’ll be there for you’. Ritchie não decepcionou, bem pelo contrário, e o público recebeu de bom grado mais esta ‘prenda’ da banda.

A balada antecedeu o grande êxito nomeado para óscar, ‘Blaze of glory’, banda sonora do filme ‘Young Guns – Jovens Pistoleiros’. Curiosamente é uma música do primeiro album a solo de Jon Bon Jovi, mas que rapidamente foi ‘absorvida’ pelos restantes elementos do grupo e passou a ter um lugar quase cativo no alinhamento musical dos concertos de Bon Jovi. Uma letra simplesmente fantástica. Quem não conhecer, que leia bem a letra enquanto ouve a música.

‘Who says you can’t go home’ do mais recente disco, trouxe outro grande momento ao qual se seguiu o espectacular ‘Have a nice day’ que mais uma vez permitiu ao publico lançar as mãos no ar cada vez que era cantado o refrão.

Voltando aos grandes clássicos dos Bon Jovi, ‘Bad medicine’ levou o público à loucura total. Anos 80 revisitados.

Concerto de Bon Jovi sem ‘Livin’ on a prayer’ não é concerto...Não podia faltar O êxito que toda a gente conhece, sendo ou não fã da banda. Mesmo passados 20 anos, ainda continua bem fresca e actual. Grande ‘malha’. Foi mais um dos muitos ‘hinos” que passaram pelo parque do rock.

Nesta altura Jon Bon Jovi fazia as despedidas do público enquanto terminava a canção, e saiu de palco ovacionado por milhares de fãs que chamaram-no de volta alto e bom som... E Jon não desiludiu, regressando com uma camisola da selecção nacional de futebol, o que deu origem a mais um momento alto neste grandioso espectáculo.

Envergando as cores portuguesas, Jon cantou ‘Someday i’ll be Saturday night’, e o grande mega-êxito ‘semi-western’... ‘Dead or alive’. Foi então a despedida final da participação dos Bon Jovi na edição 2008 do ‘Rock in rio’.

E assim se pode resumir, na medida do possível, quase 120 minutos de um concerto cheio de energia, ritmo rápido, muito ‘rock’, grandes músicas, com uma banda que sabe cativar o público e usar bem a sua já longa experiência ‘na estrada’. Houve empatia e comunicação entre o grupo e os milhares de pessoas presentes. Não foi só um ‘disco tocado ao vivo’. Foi sim... um grande espectáculo. Valeu a pena tantos anos de espera e mais umas horas naquele dia 31 de Maio. Uma data que alguém que tenha lá estado, tão cedo não esquecerá. Ficou ‘construída uma memória’.

Na opinião do neurónio faltaram alguns êxitos como o recente ‘You want to make a memory’, ou ‘Bed of roses’, ‘Everyday’, ‘Bounce’, ‘One wild night’ (que teria encaixado muito bem naquela noite), ‘Just older’ (também ficaria bem, neste alinhamento musical), ‘Hey God’, entre outros.

Mas infelizmente não se pode ter tudo. O que foi ouvido naquela noite já foi muito bom e bem apreciado por todos. Muitas músicas que não ouviam há muito tempo num palco. Um bom alinhamento de canções.

Podemos concluir que depois deste grande momento, ficou bem demonstrado que ‘100.000.000 de fãs, não podem estar enganados’. BON JOVI é mesmo uma grande banda que continuará por cá por muitos mais anos.

Para quem quiser recordar esta fantástica noite, aqui fica este link:
ver vídeos

É aproveitar enquanto não tiram os videos :o)

Esperemos pelo próximo concerto em solo português.

Keep the faith

RMS

Comentários

Anónimo disse…
Confesso.
Confesso que apesar de ter 30 anos (já muito perto dos 31), verti uma lagrimita muito retraída de emoção, no "Always"... pronto, já está. Nada mais a fazer.
Para mim, que esperei tanto tempo para os ver ao vivo com estes olhinhos que a terra não vai comer, foi o concerto da minha vida. AMEI!
Marta Sousa, a Pitanga

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)