O fim do mundo, segundo Michael Bay


Steven Spielberg, resumiu "transformers 2" numa só palavra, depois de o visionar: "Espectacular".

Eu acrescentaria a palavra "Brutal".

Michael Bay apresenta um filme de destruição maciça simplesmente "brutal" e "demolidor". Sem dó nem piedade, durante mais de duas horas, os robôs do espaço que se tranformam noutras máquinas mudam a face do nosso planeta (em particular uma certa região do globo que nunca mais será a mesma).

Sem revelar muito do enredo, posso-vos garantir acção "non-stop" (ou quase) com grandes efeitos visuais (e especiais) à mistura. A história pode não ser digna do Óscar de melhor argumento, mas estamos a falar de um filme de ficção cientifica. Tem que ser visto com o espirito de "acreditar".

Neste episódio, a luta entre os "autobots" e os "decepticons" continua ao rubro, e eles levam literalmente "tudo à frente". Tal como na primeira história, continuamos a aprender que o nosso planeta esconde mais segredos destes "extra terrestres", e nos locais mais surpreendentes... ou talvez não. A humanidade volta a depender da equipa "Optimus Prime" / "Sam Witwicky" para nos livrarem da destruição total do nosso planeta.

Shia LaBeouf, o actor principal que já nos habituou a bons desempenhos em outros filmes, aqui também não desilude. Consegue trazer credibilidade ao seu personagem, mostrando a outros jovens "actores" e "actrizes", como é que se representa.

Megan Fox, a actriz que o acompanha nesta aventura, não tem um um papel tão activo. Quase que podemos integrá-la no grupo dos "secundários".

E por falar nisso, a acompanhar estes dois jovens, temos um sólido naipe de actores que reforça bem o elenco:

Josh Duhamel, "Danny McCoy" da série "Las vegas", regressa ao activo como o militar que enfrenta todo o robot que lhe apareça à frente, ignorando as regras da cadeia de comando. "Tiro neles" é a melhor defesa, na sua opinião.

John Turturro (que já conta com centenas de filmes no seu c.v.) é o "paranóico(?) das teorias da conspiração", de serviço. Seria um bom parceiro nos "Ficheiros Secretos" para o personagem "Fox Mulder". Juntos poderiam trazer "a verdade" ao mundo.

Glenn Morshower, "Aaron Pierce" da série "24", é o general com intuição que prefere confiar nos seus homens do que nos burocratas de Washington. Um homem de acção.

Rainn Wilson, "Dwight Schrute" da série "O escritório", surge apenas por breves instantes mas o suficiente para ser recordado no fim.

"Transformers" não é só "ouro sobre azul". Também tem as suas falhas, como por ex os "robots gêmeos", estilo "hip hop". São os "cómicos" desta aventura. Até compreendo que seja mais uma maneira de levar mais público para os cinemas, mas talvez houvesse outras opções mais interessantes.

Em resumo: Quem quiser ver um bom filme de acção / ficção científica, totalmente demolidor, com velocidade em quantidades suficientes, (algumas) boas interpretações e humor à mistura, tem aqui uma boa escolha. Vão ver os "Robots" á pancada uns com os outros, com os humanos no meio da luta, e certamente não ficarão desiludidos.

Nota positiva para a sala de cinema ("Cinemacity" no "Alegro"): Boa imagem, som "5 estrelas", sem ser preciso estar no volume "rebenta tímpanos", com o "efeito surround" a funcionar na perfeição. Quanto aos lugares... tinham que ser "VIP" obviamente...

Como começa a ser hábito em filmes de sucesso garantido, também aqui é-nos apresentado um final que abre as portas a um futuro 3º episódio. Não sei se irá ser concretizado, mas se for... os robôs vão ter que suar bastante para superar este.

Observem atentamente os vossos aparelhos eléctricos em casa... Podem ser eles a tropa avançada da próxima vaga.

Já estou a desconfiar do meu telemóvel, não sei porquê...

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)