O regresso da experiência "Android"

Há uns tempos relatei aqui a minha experiência na transição do sistema "Symbian" da Nokia, para o conhecido "Android" desta vez num telemóvel LG.

Desde o meu primeiro contacto com este sistema, alguns obstáculos iniciais já foram superados, tornando possível "absorver" melhor o que este aparelho e o respectivo sistema têm para oferecer.

Contudo, à medida que isso foi acontecendo, também comecei a notar algumas outras diferenças bem notáveis em relação ao anterior, e em aspectos que considero bem básicos.

Resumidamente, chego á conclusão que um telemóvel com sistema "android" é muito dependente do exterior para desempenhar funções que os seus "primos" de gerações anteriores (e supostamente inferiores) fazem com a maior das facilidades.

Com isto quero dizer que, se o sistema não faz algo por si próprio (o que acontece grande parte das vezes), temos que recorrer a uma aplicação para o fazer, ou ao computador. Admito que não possuo a versão mais recente do mercado (tenho a 2.3.4 sem possibilidade de instalar as seguintes que já existem), mas mesmo assim deveria ser bem mais poderosa que um "Symbian" (sistema já "condenado" à extinção - mas que ainda anda por aí).

O "android" tem-se espalhado a grande velocidade pelo mundo, tornando-se bastante popular. A minha dúvida é se isso tem a ver com o sistema em si ou mais com aquele que é para mim "o" ponto positivo: A extensa variedade de aplicações disponíveis, grande parte sendo gratuitas, que permitem fazer tudo e mais alguma coisa, seja útil ou não para o utilizador. Na minha opinião este aspecto é o grande trunfo. Ponham todas as aplicações em todas as "lojas" e aí veremos para onde o consumidor irá.


Outro reparo que posso fazer tem a ver com a estabilidade do sistema operativo. O "Android", pelo menos nos telemóveis que tenho observado, apresenta com muita facilidade mensagens de erro do sistema ou de aplicações que subitamente falham. Parece que tenho um computador com um "mau windows".


No meu caso tem sido em relação às mensagens. Parece que surgem do nada. Facilmente se resolvem, carregando no écran, mas elas irão voltar a aparecer certamente.

Não tenho experiência com por ex o "Windows Phone", mas já li críticas que estão mais relacionadas com a pouca variedade de aplicações - uma crítica também feita à "loja" da Nokia por exemplo, do que propriamente com o sistema-base. 


Também não podemos esquecer, o sistema que equipa o iphone. A experiência que tenho deste sistema é pouca, mas já deu para ver que em termos de funcionamento até é bem razoável.

Portanto resumidamente posso dizer que (e usando palavras da minha anterior crónica sobre este assunto) ainda tenho um "carro espectacular na garagem", que "não posso abusar muito do acelerador" senão lá se vai o tráfego de internet e a bateria e, ainda usando como analogia o mundo automóvel, se quero ver o consumo, estado do carro, ou algo simples como ligar os faróis... é melhor procurar uma aplicação na "oficina" que faça isso, pois o carro é mais motor.

A experiência continua... 

RMS

P.S.
Encontrei por acaso este vídeo no Youtube, que achei muito interessante. É um explicação bem detalhada dos sistemas Android 4, IOS 5 e Windows Phone 7.5. Refere pontos positivos do "Android" e até concordo com alguns, mas no geral pouco muda a minha opinião sobre a experiência que tenho tido até agora.

http://www.youtube.com/watch?v=lZwRVj_YzGo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)