Onde está a evolução?

Não é nas escolas certamente, pelo menos naquela onde me desloquei com a minha sobrinha para ela ver as notas e matricular-se.

Eu já terminei o secundário há largos anos e ainda me lembro das intermináveis filas, pilhas de papéis, não sei quantos pagamentos em secções diferentes, e a imensa burocracia.

Seria de esperar que dezenas de anos depois,em 2013, ano repleto de tecnologia onde impera a internet, as coisas fossem diferentes... Mas surpreendente (ou talvez não), está tudo na mesma:

Quer ver as suas notas? Para quê aceder a uma página Web e consultá-las mediante inserção de uma password? É muito mais divertido disputar um lugar, com dezenas de outros alunos, a ver um vidro na escola repleto de papéis com as notas de toda a gente.

Quer-se inscrever? Podia preencher um formulário online, mas onde estaria a piada disso em comparação com enormes filas, cada uma com o seu propósito (uma para adquirir o impresso xk45, outra para pagar, outra para apresentar comprovativo de pagamento, etc)?

E a cereja no topo do bolo: Repetir informação em papéis que já foram preenchidos em anos anteriores. Ok, aqui poder-se-à dizer que alguma informação poderá ser diferente. Isso seria facilmente resolvido com um... Adivinharam... Formulário online onde só se alteraria o que fosse preciso.

Estará esta minha visão tão futurista e distante da realidade? As nossas vidas e dados pessoais já preenchem o ciberespaço nas mais variadas áreas. Porque não incluir a escola nisso?

Evoluam lá isso, por favor.

Gostava de um dia dizer à minha sobrinha: "No meu tempo era bem diferente e pior", ao invés de constatar que está tudo na mesma.

Século xxi, visita esta escola.

Obrigado

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)