A melhor experiência gastronómica na internet




Quem não conhece o nome “Zomato”, não comece já a pensar que se trata do nome de alguma recente iguaria exótica ou de um restaurante da moda.

“Zomato” é uma comunidade na qual podem participar todos os que gostam de comer, os que gostam de conhecer novos restaurantes, os que gostam de criticar, avaliar e sugerir novos locais onde se pode saborear uma boa refeição… ou não.

Gostam do “restaurante X”? Detestam? Porquê? O que correu bem? O que não gostaram? O que comeram? O que sugerem? É caro ou barato? Onde fica?

Tudo isto e muito mais é o que vocês, utilizadores, podem anunciar à comunidade que vos segue.

Esta “rede social gastronómica” apresenta realmente um mundo de vantagens para quem já está farto de ir sempre ao mesmo sítio e procura novos locais com novos sabores, ou quem procura sabores clássicos mas com um outro “toque” ou simplesmente saber "onde se come bem?".

Este delicioso universo traz também um bónus. É uma oportunidade de juntar o virtual com o real. A fantástica equipa que trabalha nos bastidores para nos proporcionar a melhor experiência como utilizadores, também promove encontros onde podemos conviver e conhecer pessoalmente quem nos segue, e quem nós seguimos.

Por falar em equipa, tive o prazer de ser convidado para os conhecer pessoalmente, bem como as instalações. Foi uma experiência surpreendente, diferente e muito positiva. Aqui também a “Zomato” destaca-se da concorrência, ao apresentar-nos uma nova cultura aproximando-se dos seus “clientes”.

Ao aceitar o convite tive oportunidade de os elogiar pelos pontos positivos como utilizador, mas também fui inquirido sobre quais eram as minhas críticas negativas e que sugestões tinha para ultrapassá-las?

Em relação aos elogios, além dos já referidos, posso destacar:

  • Da aplicação móvel, só conheço bem a que uso no meu telemóvel com sistema “Windows Phone 8.1” e daqui dou os meus parabéns à “Zomato”, pois é das poucas “marcas” que conheço que está disponível nos vários sistemas para telemóveis, não sendo "exclusivo" de um ou outro.
  • A preocupação que a "Zomato" tem em ouvir quem usa o seu "produto" e a proximidade que tenta criar conosco, utilizadores, através dos seus encontros ou simplesmente enviando-nos um email.
  • A simplicidade e facilidade de utilização do seu site, e aplicação para telemóvel. É intuitiva o suficiente para levar a pessoa a aderir, mas ao mesmo tempo também aguça a nossa curiosidade, levando-nos a querer ir mais além, explorando e descobrindo todas as potencialidades, criando assim um perfil o mais completo possível.


Mas, como em tudo, no caminho para a perfeição há sempre espaço para melhoramentos. Gosto de pensar que sou um membro activo desta comunidade, e assim sendo gostaria de deixar algumas sugestões que na minha opinião, poderão ajudar a chegar a essa meta, bem como algumas críticas construtivas:

  • Infelizmente, toda esta experiência ainda só está disponível, no que diz respeito ao nosso país, em Lisboa (por enquanto). Portanto, uma sugestão da minha parte, seria (enquanto não se expandem para outras cidades) permitir aos utilizadores criar uma lista de sugestões fora da cidade, que não precisaria de ter uma “ficha” tão detalhada como os restaurantes “locais”. Bastaria algo tão simples como: Nome, localidade e quem sabe um pequeno texto descritivo. Não seria adicionado à base de dados, pois aí só constam sítios visitados pela equipa, mas faria parte do nosso “perfil” como sendo um “separador” chamado “fora do mapa”, por ex.
  • Ainda sobre a utilização “móvel” para o sistema "windows phone", já tive oportunidade de relatar alguns problemas no meu encontro com a equipa, como por exemplo nos mapas que mostram onde fica determinado restaurante. Rapidamente foi resolvido. Mas outro ainda persiste: Ao fazer a avaliação, de 1 a 5, podemos optar por avaliar com 1, 1.5, 2, 2.5… até 5. Infelizmente, pelo menos neste sistema, só podemos usar “números inteiros”. Ou seja, avaliar só com 1, 2, 3, 4 ou 5. Nada de “x,5”. Portanto, “senhores da zomato”, vejam lá isso, para assim poder dar valores mais justos.
  • Outra crítica na forma de sugestão diz respeito à partilha nas redes sociais. As nossas opiniões, podem ser partilhadas no conhecido “Facebook” ou no “Twitter”. Porque não também “personalizar” essa partilha através de um email, contendo um pequeno texto sobre o “mundo zomato”, bem como um “link” para a nossa crítica? Seria uma boa maneira de ampliar a comunidade através do círculo de amigos e familiares mais próximo, que não frequentem estes “mundos sociais” (Sim, existem pessoas assim).

Recomendo realmente que investiguem, e adiram a este grande grupo, que com a colaboração de todos pode melhorar e ficar mais forte.

Por isso, corram já para o site e registem-se. Para quem quer mais “mobilidade”, saquem a aplicação para o vosso telemóvel, ou tablet. Procurem-me e juntem-se ao meu grupo.

E agora, com licença, que toda esta conversa está a dar-me fome.

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)