Tudo é viral

Já repararam como tudo o que aparece na net, seja um vídeo, imagem, etc... é logo classificado como "viral"?

Mas afinal o que é algo "viral" no mundo da internet?

São conteúdos que ao surgirem e pelo poder do "boca a boca" vão crescendo em número de visualizações, começando nas centenas, subindo aos milhares e quem sabe... aos milhões.

Supostamente a sua popularidade vai aumentando "espontaneamente" devido à sua qualidade. Ninguém lhe atribui essa classificação. É algo que surge devido ao aumento de interesse por parte das pessoas.

Mas parece-me que hoje em dia essa classificação perdeu a característica de ser "atribuída" pelo público em geral, para ser controlada por alguma entidade.

Algo ser "viral" hoje em dia é tão banal como a "última hora" nos noticiários que é usada para tudo, desde eventos de importância internacional ou nacional até à simples exibição de resultados desportivos.

A banalização chega a tal ponto que hoje em dia tudo é "viral", mesmo que seja apenas conhecido por algumas dezenas de pessoas.

Já não existe uma "escalada" nos degraus da popularidade. Estar no primeiro degrau é igual a estar no 100º degrau no 1000º, ou no último e rapidamente passa-se do rés-do-chão para o topo, em "segundos", independentemente de o merecer ou não.

Estas coisas "virais" crescem a um ritmo acelerado.

A nossa esperança é que haja algum "anti-vírus" que trave esta propagação.

Agora façam o favor de partilhar esta publicação para ver se fica viral.

Objectivo mínimo: 1 bilião de visualizações.

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ayrton Senna, o fenómeno

Supermercados pouco respeitadores do ambiente

Pólo Norte em Portugal