A originalidade morreu?

Já deu para ver no cinema que a originalidade anda a passar por dias difíceis. Temos os remakes, reboots, sequelas, prequelas, etc...

Os estúdios de cinema querem dinheiro seguro e por isso apostam neste tipo de filmes que, em príncipio, terão bom retorno nas bilheteiras.

Já na TV, parece que vemos cada vez mais melhores argumentos em séries televisivas (com algumas excepções, claro).

Mas agora a tendência parece ser a TV a imitar o grande écran. As séries com melhores audiências, ou têm longas temporadas para fazer "render o peixe", ou então começa-se a ver quais os personagens mais adorados pelo público, e toca a fazer um spin-off dessa série. Para quem nunca ouviu falar deste termo, ele refere-se a uma nova série (no caso da TV) com uma, ou mais, personagens conhecidas da série-mãe.

Alguns exemplos são: fear the walking dead (The Walking Dead), The Good fight (The Good Wife), Young Sheldon (The Big Bang Theory).

Embora não seja novidade, pois já foi feito no passado, agora parece estar a regressar em força, acompanhado pelos chamados "revivals".

E o que são? Ao contrário dos spin-offs, não são séries novas. São séries que já terminaram, mas que agora regressam com os personagens (e actores) que já conhecemos bem e talvez alguns personagens novos.

Temos aí a temporada 11 (já tivemos uma nova décima temporada) de X-Files com o elenco original, Will & Grace também com os mesmos actores, Roseanne também com a mesma equipa, já pudemos ver também a mítica série Dallas com o pessoal que conhecemos, Prison Break também já passou nos écrans com mais uma temporada e vai haver mais outra nova, Twin Peaks, isto para referir alguns.

A TV também vive de remakes, como a série McGyver (neste caso não há nenhum actor da série original), 24: Legacy sem Kiefer Sutherland, Dynasty também com novo elenco.

Séries baseadas em filmes: Lethal Weapon, Training Day, Taken, S.W.A.T..

São apenas alguns exemplos mas acho que já deu para terem uma ideia.

Claro que neste mar de remakes / spinoffs / reboots / revivals, etc... também vamos tendo séries novas e originais, umas melhores que outras.

Embora estes regressos ao passado sejam (ainda) uma minoria, esperemos que não haja aqui uma tendência e que este não seja o caminho a seguir.

Volta originalidade, por favor. Ficamos à espera.

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)