A crise... de vontade de vender



Lojas a vender pouco, e vazias quase sem clientes... Culpa da crise? Talvez. Só da crise? Talvez... não.

E´impressão minha, ou actualmente, de uma maneira geral, quando entramos numa loja parece que estamos a incomodar quem lá "trabalha"? (vendedores/as)

Desde a típica resposta "Não é comigo. Isso é com o meu colega", passando pelo "não temos", como resposta à pergunta se tem o artigo "X" (bastando ao vendedor rever mentalmente num micro-segundo todo o stock da loja), terminando no "Agora não temos, mas passe cá para a semana que vem", parece que estamos a chegar a um ponto em que qualquer dia temos que pedir desculpa aos vendedores por os incomodarmos no seu local de trabalho.

Coitados. Como somos cruéis, nós clientes.

Entre este tipo de "vendedor", e o chamado "vendedor lapa" que está sempre atrás de nós, a cada passo que damos, torna-se difícil atribuir o prémio de melhor profissional do comércio. Vai ser "renhido".

Sugestão para combater esta "crise de vontade de vender":

Colocar nas lojas pessoas minimamente competentes e... com vontade de vender.

RMS

Comentários

Anónimo disse…
Concordo consigo Neurónio. As técnicas de vendas é já hoje uma ciência muito estudada e aprofundada, mas pelos vistos não muito difundida pelos shopping do nosso país onde a mão de obra é visivelmente temporária, mal paga, pouco instruída, nada motivada e por vezes nem a nossa idioma conseguem falar.
Partilho aqui tambem uma experiência pessoal que ocorreu ontem. Num shopping da grande Lisboa entrei numa loja de fatos e abordei a senhora da loja dizendo que estava interessado em determinado fato. A senhora ao olhar para mim deve ter achado que tinha poucas posses e desaconselhou-me esse fato e orientou-me para uns mais baratos. Não queria perder tempo comigo pois não acreditava que estava ali para comprar nada. Fiz-lhe a vontade e sai de lá imediatamente sem comprar nada e perdeu a possibilidade de fazer uma venda.

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)