"Apollo 18" - Uma fraca viagem à Lua


Este filme traz-nos de volta o conceito “Projecto Blair Witch” / “Nome de código: Cloverfield” / “Actividade paranormal” ou outro do género na categoria “falso filme ou documentário”.

Isto quer dizer que estamos perante “imagens reais que foram recuperadas”, mostrando-nos filmagens “grosseiras” com muito grão à mistura e alguma má qualidade para nos dar a ideia de que se trata de uma gravação “caseira”.

Para nos darem essa sensação de “realismo” através dessa técnica, penso que o filme ficou bastante prejudicado, pois um espectador que hoje em dia está habituado a imagens de alta definição digitais, ou em 3D, vê-se obrigado a maltratar um bocado os seus olhos com imagens que chegam a ser (propositadamente) distorcidas.

Mas passando à história, desta feita, a película foi supostamente recuperada da NASA, colocada na internet, e é agora apresentada ao público.

Ora bem, em termos de argumento e para não revelar muito, digo-vos apenas que isto documenta uma missão altamente secreta da NASA em que três astronautas são enviados para a Lua sob pretexto de colocarem lá umas “máquinas”, e trazer algumas rochas lunares para análise na Terra (vendo-se na obrigação de mentirem às famílias sobre o seu paradeiro), mas passado algum tempo chegam à conclusão que algo mais se passa no nosso “satélite natural”.

A história promete: Viagens ao espaço, missões secretas, perigos e suspense...

Infelizmente à medida que vamos vendo o filme, entramos numa “velocidade de cruzeiro” um bocado monótona, em que a preocupação maior é mostrar-nos como é a vida normal destes homens a bordo da sua claustrofóbica nave, e não tanto os perigos que eles vão ter de enfrentar (perigos esses que demoram um bom bocado de filme até aparecerem). Quando eles aparecem, nem mesmo assim temos uma intensificação no ritmo.

Em conclusão, conjugando má qualidade de imagem / som e o fraco desenvolvimento da história, temos na minha opinião um “documentário médio” e um “filme fraco”.

Aguardemos por melhor cinema

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)