E se...?


Que a comunicação social é a profeta da desgraça e sedenta de sangue para aumentar as suas audiências, já todos sabemos, mas ultimamente parece que essa sede aumentou.

É o regresso do escudo que pode vir aí, é a revolta social que pode surgir a qualquer instante... Tudo em nome da “informação” (polémica, claro está, porque somos o país da polémica).

Pouco falta para as tv’s abrirem os seus serviços noticiosos com frases do género “portugueses, saiam à rua e partam tudo o que encontrarem pela frente que nós lá estaremos com um directo para mostrar a todo o país a revolta popular espontânea”.

Cada vez mais a “não notícia” vai surgindo em substituição da “notícia real”, aquela que realmente acontece mas na qual não vale a pena gastar muitos minutos, pelas mais variadas razões.

Em nome do “público que merece ser informado”, vamos ouvindo cada vez mais histórias que começam com um “E se...” seguido da super tragédia hipotética que será acompanhada de vários “directos” com as entrevistas inteligentes do costume ao cidadão comum, com pérolas como “Se a situação x vier a acontecer isso preocupa-o?”.

Tudo isto será concluído com um painel de comentadores à medida que nos irão informar de como seriam as nossas vidas caso esse cenário se concretizasse.

Seja qual for agora a história da moda, esta brevemente irá passar ao esquecimento para que outra futura provável desgraça seja também amplamente discutida.

E para que não caiamos no aborrecimento e monotonia, as “não notícias” vão sendo intercaladas de vez em quando com uma aulinha de “iniciação ao crime” que nos mostre detalhadamente como arrombar uma caixa MB, roubar cobre ou outra coisa do género...porque afinal de contas, se as histórias não acontecem, há que ensinar as pessoas para que elas venham a acontecer.

Aguardemos então pela próxima tragédia. Seja ela qual for, uma coisa é certa: Pode vir a acontecer... ou não.

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)