Goodbye Special One

Notícia bombástica no mundo do futebol europeu, "A" notícia. Mourinho bateu com a porta como treinador do Chelsea. Ao que tudo indica, apresentou demissão por não permitir interferências na equipa dele. Quanto a mim esta decisão peca por tardia. Já desde o ano passado que se notava claramente que as coisas não andavam bem.
Houve muita especulação em torno desta questão da interferência na equipa. Eram os jogadores comprados que o treinador (Mourinho) não queria, era não comprar os que ele queria, quando tão precisava, por não quererem gastar mais dinheiro (como se isso fizesse sentido após "torrar" 500 milhões de dólares nos últimos anos). Era a introdução de um pseudo director desportivo (o tal isrealita do qual não me lembro do nome), entre outras. . .
Apesar disto, Mourinho (ou "o Mestre") e a sua equipa perduraram estóicamente a época toda buscando forças onde elas não existiam e conseguindo estar mas três frentes até à última. Uns verdadeiros campeões. Independentemente do que tenha acontecido, o Mestre marcou o futebol inglês de uma maneira que dificilmente desaparecerá e perdurará. Aquele estilo que cá também fez correr muita tinta provocou um impacto ainda maior nas terras de Sua Majestade. Também creio que o futebol inglês o marcou a ele [Mourinho] profundamente (para o melhor e para o pior), tornando-o numa pessoa e num treinador melhor. Todos ganharam.
E agora? É a pergunta que fica. Depois de saber que arrecadou uma indemnização de cerca de 24 milhões de euros (!!) quase que diria que o homem ia reformar-se. Mas duvido seriamente. Deve ir fazer uma pausa (até que forçada pois neste momento as grandes equipas dos grandes campeonatos estão "fechadas") que lhe permita ganhar forças e inspiração para um novo desafio. Se quisesse vir outra vez para o benfica terminar o q deixou eu agradecia! :-)
Mais a sério, deverá ir para Itália ou Espanha (por está ordem de preferência). Inglaterra tão cedo não vai dar, quanto mais não seja por os principais clubes estarem estáveis. Seleção nacional tb não vejo. Lembrei-me de uma que gostava de partilhar. Que tal os L.A. Galaxy? Estou convencido que o homem sozinho era capaz de ajudar o "soccer" norte americano a dar um salto quântico. É só uma teoria... Mas creio que vai ser uma questão de tempo até uma daquelas equipas de topo despedir o treinador por falta de resultados.
Falta-me só analisar o Chelsea pós-Mourinho. Acho que o Chelsea vai perder mais do que possa imaginar. Poderá ser o regresso desta equipa à mediocridade a que estava condenada na era Abramovich pré-Mourinho. Este Chelsea era Mourinho. Não gostava de ser o treinador que o substituir. Vai ter sempre o fantasma do "special one" a pairar na cabeça. E se vai beneficiar de uma verdadeira Equipa de futebol, bem mecanizada e oleada com um modelo de jogo bem definido, vai ter de convencer aqueles de homens a seguir outro líder, alguém que não têm razões para o fazer. . . Tudo bem que os jogadores são profissionais, mas antes disso são homens, sentem, choram e magoam-se. Não há futebol sem sentimento, sem garra, sem chama, sem vontade. Este homem vai ter de fazer tudo isso e melhor para ser bem sucedido. Se conseguir será "special", mas nunca "one". Felicidades ao Mestre onde quer que vá (ou não). . .

LT

Comentários

Neuronio disse…
Realmente o mundo de futebol ficou marcado pela "Era Mourinho". Análises foram feitas aos seus jogos, estilos e tácticas (provavelmente) copiadas por outros treinadores, frases que ficarão para a história do futebol...

O Mestre com certeza não terá o problema do desemprego, e não estou a ve-lo recorrer ao mercado nacional. Imagino que Itália seja um dos destinos favoritos. Seja como for, o seu telemóvel até deve ferver com tanta chamada.

Numa (improvável) hipótese dos L.A. Galaxy, não me chocaria que num ano estivessem já aptos a combater nos grandes torneios internacionais, mesmo com o Beckham a cair para o lado.

Sr Abramovich: provavelmente irá lamentar o dia em que deixou partir "O" treinador. Concordo que grande responsabilidade pesará sobre os ombros do substituto do "special one". Vai ser complicado vestir o seu sobretudo.

Seja qual for a próxima paragem do Mestre, com certeza irá mais uma vez ser acima de tudo, polémico... e campeão.

venha a próxima equipa

RMS

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)