Os novos filósofos


Já se ouve falar de Filosofia desde os tempos idos da Grécia antiga.

Tem-se falado de Filosofia ao longo dos tempos até aos nossos dias... e certamente continuará a falar-se nos anos seguintes.

Na escola, aprendemos os nomes dos grandes filósofos como Platão, Aristóteles, Descartes, Kant e muitos outros.

Não tem havido grandes alterações nestes nomes... até hoje. No séc XXI, uma escola portuguesa (tinha que ser em Portugal) descobriu não um... mas DOIS novos filófosos, que dá a conhecer aos seus alunos:

Néo, e Arménio Costa.

Estes dois nomes parecem não querer dizer nada ao comum dos mortais, mas se disser que "Néo" é o personagem do filme "Matrix", interpretado por Keanu Reeves, e o outro é o cantor / "rapper", "Boss AC", talvez já se lembrem de ambos.

Pois é, acreditem ou não, Tanto o Keanu como o "boss" passaram para a galeria, ou a "parede das celebridades", dos grandes filósofos mundiais.

Como? Porquê? Qual é a sua filosofia? Não sei, não faço ideia... nem sei se alguém sabe, à excepção da pessoa que resolveu adicioná-los ao programa de Filosofia do 10º ano de uma escola em Lisboa.

Foi uma verdadeira revolução, devo dizer-vos. Andámos nós a estudar estes "gigantes" filosóficos na altura em que frequentámos o secundário, e agora aos miudos de hoje, basta meter um DVD e ver o "Matrix" (1, 2 e 3 provavelmente) ou ouvir o seu "boss ac" no leitor de mp3.

Está tudo lá... Algures no guião do filme, ou nas letras das músicas, escondem-se segredos que nunca foram descobertos, até hoje. Mas devem estar muito bem escondidos. Procurem bem...

"Platão"? Que é que esse gajo percebia de Filosofia? Vamos mas é curtir um "granda som" enquanto vemos a trilogia do "matrix", seguida.

Quanto a vocês não sei, mas eu estou curioso em ver quem é que as gerações futuras vão estudar, nesta disciplina.

Quem será o Filófoso seguinte?

Aceitam-se sugestões...

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)