A IA é inteligente?

Aí está a nova "bomba tecnológica* que ganhou força em 2023, a IA, Inteligência artificial.

Numa época em que temos muita informação disponível na internet, basta escrever o que procuramos e rapidamente temos acesso a várias páginas com o que queremos saber.

O problema é que essa informação nem sempre é a mais fiável e muita gente acredita rapidamente na sua veracidade apenas porque está na internet, não procurando confirmação em outras fontes.

Eis que aparece a denominada "inteligência artificial" que promete facilitar a nossa tarefa de pesquisa.

Prometendo ser uma revolução, rapidamente ganhou adeptos e passou a ser "a" fonte de toda a informação global.

Mas, não há bela sem senão, e começamos a ver que esta fonte não só nem sempre é correcta, como ainda tem um forte poder de manipulação, especialmente ao nível das imagens.

Seria de esperar que isso pudesse um travão no seu crescimento, mas para já não parece haver sinal disso, apesar de alguns países já começarem a colocar algumas restrições ao uso desta "ferramenta".

Na época com mais acesso à informação, temos pessoas cada vez menos (bem) informadas, especialmente as gerações mais novas que não sabem filtrar o que estão a ler.

Ainda não chegámos ao domínio da tecnologia sobre a humanidade através da revolta das máquinas, mas temos de ter cuidado com as "verdades absolutas" que nos são apresentadas.

A IA pode mesmo ser inteligente, mas não da maneira que esperamos.

RMS 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ayrton Senna, o fenómeno

Supermercados pouco respeitadores do ambiente

Pólo Norte em Portugal