Evolução nos telemóveis (?)

 


Aqui mesmo neste blog, já em Fevereiro de 2019 falava num futuro dobrável para os telemóveis, e agora parece que está a chegar em força já que cada vez mais marcas apostam neste modelo.

Por enquanto os preços ainda são bem elevados, mas quem sabe não começam a descer um pouco, daqui a uns tempos?

É uma significativa evolução nestes aparelhos que se apresentam nas versões "flip", a lembrar os "telemóveis-concha" do passado (ficando com um tamanho mais compacto), outros que se abrem como um livro (dando-nos uma área de visualização maior equivalente a dois écrans juntos) e numa outra versão mais arrojada também temos um écran extensível que enrola / desenrola, conforme o tamanho que queremos (para já parece ser um protótipo).

Podemos então uma área de visualização maior ou mais pequena, conforme a versão da nossa preferência. 

É uma boa evolução. Mas será uma "revolução"? Depende do que considerem ser inovador. Vejamos então. o que temos de novo nos smartphones actuais? 

Mais memória, melhor processador, mais armazenamento, um écran mais nítido talvez, melhores câmaras... Tudo positivo, sim, não me interpretem mal. Quem não quer fotos melhores, jogos com gráficos superiores e um processamento mais rápido? 

O problema, para mim, é que é "só" isso. Não estou a ver mais nenhuma revolução no modo como os usamos. Têm o mesmo formato e são usados da mesma maneira. Continuamos a ter um "computador de bolso" para fotos, apps e jogos, mas sem a parte do "computador".

Depois do sistema "continuum" nos smartphones da Microsoft e da HP, que surgiu em 2015, e do sistema DeX da Samsung para o android, sempre imaginei que em 2023 já teríamos potentes computadores que poderíamos usar na palma da mão, ou num monitor com teclado e rato, tornando os computadores portáteis objectos do passado. E não estou a falar de "espelhamento do écran", mas sim um verdadeiro ambiente "desktop". Um smartphone-PC, portanto.

Por alguma razão, as marcas não seguiram este caminho e hoje continuamos a usar super aparelhos para as fotos, apps e jogos do costume. Sinceramente, esperava mais deste futuro.

Apetece dizer: Ó tempo volta para trás.

RMS


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?