o "espectáculo"(?) do futebol

Um jogo de futebol pode ser uma "batalha desportiva", uma "guerra" pelos 3 pontos que irão destacar umas equipas das outras, na classificação geral.

Mas essa "batalha" e essa "guerra" são travadas desportivamente (na maior parte dos casos) com os jogadores a darem o seu melhor para que a bola entre nas redes adversárias. Impera a técnica, o trabalho de equipa e porque não dize-lo... alguma sorte.

Fora das "4 linhas" os espectadores vibram, torcem pela sua equipa, entristecem-se, alegram-se. É um verdadeiro "mix" de emoções. Neste grupo de espectadores, podemos destacar um sub-grupo intitulado, "as claques"...

As claques que são apoiadas pelos clubes, supostamente vão a todos os jogos apoiar a sua equipa. Vão incentivar os outros espectadores para que estes contribuam para a festa do jogo, vão apoiar a equipa quando joga bem e quando joga menos bem. Isto seriam atitudes normais e positivas numa partida de futebol.

Infelizmente não vivemos no mundo perfeito, e as claques estão muito longe de serem perfeitas.

Hoje em dia parece que a sua principal missão é mesmo ir para a guerra. Arranjar confusão. Incentivar à desordem. Fazer tudo menos que o que era suposto fazerem... verem um jogo de futebol. E eu pergunto-me... porquê então este título de "Claques"?

Arranjam confusões dentro e fora dos estádios, mesmo a centenas de kms de distância em áreas de serviço numa qualquer auto-estrada.

Já se sabe que o futebol é "rico" em problemas e situações menos claras. Talvez por isso não seja de admirar que algumas claques sejam um verdadeiro cancro futebolistico / social.

Que "bons exemplos" dão as claques? Que "modelos positivos" mostram aos jovens (e não só) que vão ver os jogos da sua equipa favorita?

A resposta é: Droga, armas, (excesso de) bebidas, etc... Estas são algumas das coisas com que algumas das claques "contribuem" para o futebol. Estes "jovens inocentes" tornam uma ida familiar a um jogo uma verdadeira "aventura emocionante" onde não sabemos o que nos vai esperar antes, durante e depois do desafio - especialmente depois do desafio quando acontecem verdadeiras batalhas campais.

Mas o interessante é depois ouvir os clubes lamentarem-se da falta de espectadores (excepto em alguns "clássicos"). Não digo que não haja outros factores envolvidos, como por ex o preço dos bilhetes. Mas será que é mesmo só isso???

Terão estes membros das claques assim uma influência tão grande no mundo desportivo? Serão eles uma mais valia assim tão grande para os clubes que seria uma pena perde-los? Será uma "missão impossivel" tentar controlá-los? Por ex, numa auto-estrada será tão complicado levar um autocarro cheio de membros de uma qualquer claque da cidade para onde foram ver o jogo, para a sua cidade de origem sem que tenham que parar numa área de serviço para "desanuviarem" um bocado, roubando e destruindo o que encontram pela frente?

Será tão complicado tirar os apoios oficiais dos clubes a claques que só trazem violência ? Ou porque não, penalizar (como deve ser) os clubes que dão apoio ás claques?

Não será mais económico erradicar algumas dessas supostas claques, do que arranjar 600 policias (que com certeza farão falta noutros pontos da cidade) para policiar um jogo ?

Pensem nisso. E não se chateiem muito com o futebol. É só um jogo, onde há muito dinheiro envolvido... menos para o espectador comum.

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)