Porque é que o lobo atravessou a estrada?


ok, a pergunta da velha piada não é bem assim. Envolve uma galinha. E a resposta é: Para passar para o outro lado.

Mas esta crónica não tem a ver com galinhas, dai a substituição da ave pelo lobo.

Na série "Os homens do presidente" cuja "excelente" tradução vem do original "The West Wing", podemos acompanhar o dia a dia do presidente dos EUA e da sua equipa.

Uma das personagens dá pelo nome de "C.J. Cregg", que desempenha as funções de "Secretária de Imprensa".

Num dos episódios é pedido a C.J. que ouça, considere, e fale com o presidente, sobre um projecto que envolveria a construção de uma estrada especial para um determinado animal (um Lince) para este poder circular em segurança sem precisar de atravessar estradas. Tratava-se de uma muito longa distância, dado que o Lince fazia longas caminhadas, e o projecto sairia extremamente dispendioso (na ordem dos muitos milhões de dólares). Claro que nem sequer foi pensado duas vezes em recusar tão alucinante ideia. Mas deu um bom momento de humor ao episódio.

Até aqui nada de anormal, mas ontem o neurónio veio a descobrir que a vida por vezes imita a arte, e neste caso a "imitação" veio do nosso país...

A revista "Visão" deste mês refere que a Auto-estrada A24, entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, vai ter direito a uma "ponte especial". E que tem essa ponte de tão especial? A resposta é que vai ser usada para a travessia de... Lobos, Corços e Javalis do Parque Natural do Alvão.

Segundo refere esta publicação, houve um estudo de impacto ambiental que fez com que houvesse um redesenho do traçado que implicou um custo adicional de uns "modestos" 100 milhões de euros. É isso mesmo caro leitor, não são 100 euros nem 100 mil... São 100 MILHÕES de euros. E não é um custo total. É um custo adicional. E já sabem de onde vem esse dinheiro não é??

Ora, o leitor poderá pensar que existe uma elevadissima mortandade de Lobos, e outros animais, neste traçado para justificar esta tão importante obra. Deve ser quase uns 6 ou 7 de hora em hora.

Bom, se considerar cinco lobos atropelados em três anos, um nº demasiado elevado, então pode-se justificar esta "super ponte".

Não pensem que o neurónio não quer saber dos animais para nada, mas será que não existe uma solução melhor... e mais barata... para resolver este dilema??

Gostaria de saber a opinião do "Presidente Bartlet" acerca deste projecto.

E com isto tudo, e para terminar, acho que falta aqui focar A pergunta que todos nós queremos ver respondida:

Será que todos estes animais vão pagar portagem?

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ayrton Senna, o fenómeno

Supermercados pouco respeitadores do ambiente

Pólo Norte em Portugal