Liquidos perigosos !!!



Novas normas de segurança nos aeroportos obrigam passageiros a embalar perfumes, pastas de dente e outros líquidos em sacos plásticos, na bagagem de mão, antes de passar pela verificação nos aeroportos da Europa.

Os passageiros que passarem por aeroportos da Europa podem levar a bordo um saco plástico transparente de no máximo 1 litro para carregar líquidos. Os líquidos têm de estar em embalagens individuais de no máximo 100 ml.


CUIDADO !!! Os liquidos são perigosos. Essa garrafa de água que o leitor segura inocentemente na sua mão, pode ser uma bomba prestes a rebentar, ou pode ser usada para isso.

Eu sei, não é bem assim, mas perceberam a ideia.

Não sei até que ponto é que isto é uma medida que aumente radicalmente a nossa segurança. Vai provavelmente aumentar sim, é o (já muito demorado) "check in". Qualquer dia temos que estar 6 horas antes do voo, no aeroporto, onde ficaremos alojados num mini-campo de refugiados.

Já estou a ver a reunião anual de terroristas:

- "Pois é, pá ! Já nos lixaram com estas medidas. Agora quero eu levar o meu líquido-bomba para oferecer ao meu sobrinho, e não posso. E agora??"

- "Bom, talvez dê para levar uma barra de dinamite disfarçada de vela".

- "Estará a nossa organização condenada à extinção?? Iremos todos para o desemprego viver do rendimento minimo??"

- "Pá, eu até levava o líquido, mas não tenho embalagens de 100 ml. Só de 200. Estou feito".

O neurónio tem apenas umas perguntas:

- Irão ser assim as viagens de avião no futuro? Cada vez com mais restrições? Qualquer dia poderá ser extinta a chamada "bagagem de mão"? E o que acontecerá aos "shampôs" e outros items do género, que não passem a barreira de segurança?? Quem fica com eles?

Dizem que viajar é um prazer. Acho que começa é a ter cada vez menos piada, pelo menos na parte do transporte:

- Horas seguidas de viagem, sentados num banco minimo onde mal nos podemos mexer. Mais parece a carruagem do transporte de gado.
- Corredores estreitos onde só passa uma pessoa, e onde basta uma pessoa estar a arrumar confortavelmente a sua bagagem de mão, para rapidamente "entupir" a passagem para os restantes passageiros.
- Horas de espera para poder entrar no avião.
- Comida (?) de duvidosa qualidade... e quantidade (quando existe).
- Não se poder usar meios de diversão (computadores, leitores de cd, etc).

Sobre este último ponto, e relacionando-o com as restrições "liquidas", não entendo porquê o receio de tanta bomba (líquida ou sólida), se para dominar um avião basta apenas... Um telemóvel, ou um leitor de CD's.

Serão estes dois objectos assim tão perigosos que podem interferir seriamente nos controlos de um avião? A engenharia electrónica moderna, não conseguirá evitar esse poderoso obstáculo? Dever-se-à "despachar" os telemóveis e leitores de CD's na bagagem de porão??

Já estou a ver o terrorista:

- "Ou este avião vai para onde eu quero, ou então marco o 118 e isto vai tudo para o caneco". Mas aí apareceria o "polícia do ar" que diria logo: - "Alto lá malandro, que eu ligo para o teu telemóvel antes de fazeres a chamada e tramo-te já".

Sim, eu sei que os telemóveis não terão grande utilidade na sua função principal (?) de telefonar, mas sempre se poderiam usar os jogos para ir passando o tempo, por ex.

E o leitor de CD? Poderá o raio laser ser usado como arma? Ou o próprio CD?

- "Pá, desvia já este avião antes que eu ponha a tocar o último do Quim Barreiros".

Para concluir, e porque este texto já vai longo, vamos mas é de carro ou barco. Demora mais, mas ao menos levamos o que queremos.

Se forem de avião, cuidado... Vão primeiro à casa de banho, não vá a urina contar como liquido perigoso.

Bons passeios

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)