As telenovelas

Acalmem-se, neurónios cibernautas... Não vou falar desses atentados televisivos que minam as nossas casas diariamente (e mais que uma vez / dia) que dão pelo nome de "Floribela" e "Morangos".

Estou a falar de outras telenovelas que nos são servidas pelos serviços noticiosos (?) dos vários canais.

A telenovela com mais audiência de momento, parece-me indiscutivelmente, o chamado "Caso Mateus". Anteriormente (E ainda o é com alguma frequência), a guerra no Líbano - Mas qualquer guerra dá uma novela - e depois ainda temos a "mãe" de todas as novelas (ainda alguém se lembra?), a novela "Casa Pia". E ainda se podia falar de muitos outros casos. Mas já deu para terem uma ideia.

De vez em quando as TV's arranjam algo com que nos martirizar diariamente com reportagens "especiais", enviados "especiais", directos "especiais"... É tudo especial, e torna-se especialmente chato após 30 min (o mais) de "novela" que ocupa a maior parte de um telejornal.

Claro que como qualquer programa televisivo, também as "novelas" deixam de ser novidade e vão perdendo audiências, por isso há sempre que procurar novidades no "mercado". Agora o Mateus já deve ter dado dinheiro a muitos "media" à custa do seu "caso". Qualquer dia já perguntam: "Mateus quem?". O homem que aproveite bem os 15 min de fama. Pode ser que ainda tenha direito ao seu nome num qualquer jogo de computador sobre futebol. Aconteceu com o Bosman.

E já repararam como todas têm frases chave como :"escandalizaram a opinião pública", ou "o país acordou sobressaltado" ou ainda "o país em estado de choque".

Gosto particularmente daqueles directos em que o repórter entrevista (com perguntas sempre de um elevado nível de inteligência, tão elevado que nós simples mortais nem percebemos bem) uma pessoa, e depois fala na "opinião geral da população".

Bom, mas a escolher entre estas "novelas da vida real" e as "morangadas e floribelas"... Venha o Diabo e escolha. O neurónio abstem-se.

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)