Viva o Benfica!!

Viva o Benfica!
Sim esta frase é intemporal e serve para os benfiquistas esquecerem os momentos menos bons que ocasionalmente passa. Viva o Benfica! Que o benfica viva por muitos anos, gerido por pessoas com competência e grandeza nas suas hostes... Com um passado recente manchado por personalidades de reputação muito dúbia (como infelizmente se veio a confirmar) o benfica destes ultimos anos não tem feito juz à sua história e grandeza.

Até que surgiu um senhor, Luís Filipe Vieira (LFV), que certamente longe de ser um anjo, está a colocar o Sport Lisboa e Benfica (SLB) na rota do que outrora já foi.

Certo que aqui e ali deu tiros no pé, certo que é cravado de algum populismo (o que ainda é melhor do que ser um pseudo "intelectual futebolês") o homem tem tido uma gestão bem positiva. Podemos critica-lo por na gestão do futebol (o maior  activo do benfica) ter uma gestão algo ditatorial. Mas é melhor assim do que estar rodeado de inúmeros abutres que só servem do SLB e não o SLB.

E isto leva-me a um dos assuntos que queria focar. A qualidade de algumas pessoas no departamento de futebol do slb. Quero falar de duas pessoas em particular e do plantel de futebol no geral. A primeira pessoa de quem eu quero falar é o mui conhecido José Veiga. A personificação do Diabo para uns, um anjo para outros. Eu axo que a figura de José Veiga (JV)é um mal necessário no futebol português. Representa a maneira de estar das ultimas 3 decadas de futebol em portugal. O homem era unha com carne com o Pinto da Costa (PC)!! Que é q estavam à espera? De um gestor de alto nível?

O JV está no SLB para fazer parte do jogo sujo que é necessário fazer, assim como usar a sua experiência na aquisição de jogadores (algo que até faz com relativo sucesso). O problema é o resto. O homem não sabe é gerir um departamento que até deve ser complexo de gerir. Se assim fosse não estavam a haver tantas polémicas com  Jogadores e outros quadros na estrutura do SLB. E o que eu critico é isso mesmo. É a relação tão próxima e forte entre LFV e JV que cria essa visão única e por vezes errada do que deve ser o futebol do SLB.

Acho que LFV devia controlar melhor o seu tenente e tornar o SLB mais democrático, mais aberto à intervenção dos outros quadros qualificados daquele departamento. So tinhamos a ganhar.

O segundo elemento de que queria falar é o treinador da equipa de futebol, Fernando Santos (FS). Não concordei com a sua contratação pois não me parecia ter perfil indicado para ser treinador do Benfica (as passagens por Futebol Clube do Porto (FCP) e Sproting Clube de Portugal (SCP), pricipalmente neste ultimo já tinham dado a entender o tipo de perfil não muito adequado a grandes voos).

Apesar disso dei-lhe o beneficio da dúvida. No entanto desde o inicío da época as coisas não têem pura e simplesmente funcionado. Foram as consecutivas derrotas em pre-epoca, o inicio de epoca oficial pauperrimo, a indefinição do sistema de jogo, a apatia, medo e insegurança da equipa, o nervosismo desta (4 expulsões em 2 jogos??!! Tantas expulsoes como na época passada toda!!?), o facto denão ter claramente mão no balneário. Todo um conjunto de factores que em tão pouco tempo fizeram transbordar o meu copo e o de muitos benfiquistas. Se a equipa até jogasse relativamente bem e uma pessoa visse a luz ao fundo do túnel...mas não...cada jornada que passa mais o problema de parece agudizar.

E não é só nos resultados. FS também tem um conjunto de atenuantes que lhe dificultaram o trabalho. Os jogadores que vieram tarde e que criaram uma pre-epoca a conta gotas, a novela do simão, alguns jogadores sem qualidade, um plantel imposto e não escolhido. Mas isso não serve para justificar tudo.

O que me preocupa mais do que tudo isto é a atitude do homem. Quando o treinador vem com ladaínhas de que o resultado é "injusto "(como se isso existisse no futebol) e que "mereciamos" um melhor resultado tá tudo dito! Então o FS que está à não sei quantos anos no futebol e ainda não percebeu que não há apreciação qualitativa no futebol? Ganha jogos, quem marca mais golos!! É só isso!! Por isso é q o jogo é belo!! É simples! Não podemos vir com estas conversas de paninhos quentes de que fomos a melhor equipa em campo, bla bla bla... É o resultado que conta!! Se ao resultado tivermos associado uma boa exibição melhor ainda. É a partir daí que se criam boas equipas hoje em dia. Os resultados ajudam fazem uma equipa.

O benfica tb não "merecia" um treinador tão fraquinho...

Mas como disse a culpa não é só do treinador. Acho que o plantel também, tem culpas no cartório. Se a maior parte do plantel vem do ano passado, já se conhecem, já jogam juntos a algum tempo, qual a razão para tão grande sub-rendimento? Qual a razão para tão grande nervosismo? Eu tenho uma teoria (da conspiração).

Para mim os jogadores já traçaram o destino do treinador a algum tempo e só estão à espera que o invevitável aconteça(leia-se despedir treinador). Se calhar é o melhor para todos. Alguma terá de ser feita, senão os sócios vão começar a excluir-se dos jogos e a nossa tão esperada recuperação financeira vai sofrer um revés...

Viva o Benfica!!

 

LFG

 

(Nota: Esta opinião reflecte a opinião pessoal do neurónio LFG e não dos restantes membros do neurónio solitário (a maior parte dos quais são lagartos). )

Comentários

Neuronio disse…
Nunca ninguém escreveu tanto, para dizer tão pouco... a não ser talvez algum politico...

Já o "outro" dizia: É o sistema. E depois chamaram-lhe louco

VIVA O SPORTING

RMS

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)