Viagem à Madeira



As férias... A altura mais desejada por toda a gente. Chegado o Verão, todos se questionam sobre o destino das suas férias. Para onde ir? Que tipo de férias se pretende? Quanto se pretende gastar?

O neurónio decidiu-se a visitar a Ilha da Madeira. E revelou-se uma boa decisão. Eis agora aqui relatada a experiência de umas férias bem passadas na terra do Alberto João.

Comecemos pelo alojamento.

O HOTEL:

O neurónio ficou alojado confortavelmente em 5 estrelas no hotel "Pestana Grand". Este hotel está muito bem localizado perto do Funchal. Restaurantes muito perto, zonas comerciais também pertissimo (Como por ex o recente centro comercial "Fórum Madeira"). É ideal para ir a pé a inúmeros sitios, além de ter uma óptima vista. Já outros hoteis na zona não estavam tão bem localizados.

Das comodidades disponibilizadas pelo hotel, pode-se destacar uma grande piscina exterior de água salgada, e aquecida, bem como uma piscina mais pequena interior também de água salgada e também aquecida. Dentro deste espaço ainda havia sauna e jacuzzi bem como um ginásio. Depois é claro, possui um grande espaço para refeições, também tem um salão de jogos com mesa de snooker, e uma biblioteca.

O quarto bem espaçoso, e mesmo não sendo oficialmente com "vista mar", bastava uma espreitadela para o lado esquerdo para obter uma excelente vista do mar, e não era preciso fazer nenhum esforço acrobático para ver isso. Bastava simplesmente... virar a cabeça um pouco.

O quarto possuia uma óptima varanda, tem um mini-frigorífico onde se pode colocar coisas compradas no exterior.

Isto são alguns dos pontos mais positivos do hotel. O único ponto menos bom que se pode destacar serão talvez os preços das refeições no interior do hotel que são um bocado elevados, mas isso até acabou por revelar-se um ponto positivo, pois levou o neurónio num roteiro gastronómico pelos restaurantes da zona, que revelaram-se (quase) todos uma excelente escolha. Mais à frente serão mencionados alguns.

O TEMPO:

Esteve sempre espectacular. Muito sol, e calor. Noites muito agradáveis em que se podia sempre passear com t-shirt. Apenas num dos dias houve algum tempo de chuva, mas nada de especial. Do hotel visualizava-se algumas nuvens um bocado ameaçadoras no topo das montanhas, mas rapidamente se chegava à conclusão que são um bocado enganadoras, pois mantinha-se sempre uma óptima temperatura. Um pormenor: No hotel pode-se seguir a previsão do tempo para o dia actual e seguintes. Mas pela experiência chega-se à conclusão que não nos devemos "fiar" muito nos números apresentados porque sentia-se sempre que a temperatura no exterior era sempre mais elevada do que nos era indicado no hotel.

O CARRO:

O neurónio para as suas deslocações na ilha, alugou um carro, um "Ford Fiesta". Portou-se bem nas ingremes estradas da ilha.

AS "PRAIAS":

As praias na ilha da Madeira não têm areia. São compostas por grandes pedras. Há que ter cuidado a caminhar lá se não se quiser fazer uma estadia num estabelecimento hospitalar.

A ILHA:

Com o "neurónio-mobile", resolveu-se reservar alguns dias da estadia para se percorrer a ilha. Assim, foi optado dividir os vários trajectos em quatro zonas. Costa Oeste, Este, Norte e zona centro. Após uma visita a todas estas zonas, a conclusão foi que a melhor em termos globais (gastronomia, paisagens, pontos interessantes para visitar, etc), é a costa Oeste da Madeira.

Nessa costa pode-se destacar algumas localidades, como por ex, "Ribeira Brava", "S. Vicente" e "Porto Moniz". Tudo localidades pequenas, mas o neurónio ficou bem impressionado com a limpeza e organização em termos turisticos. Aliás, isto foi um ponto que foi notório em praticamente todas as zonas percorridas.

Algo que de certa maneira também marcou a "Madeira-Experience", pela positiva, não só na costa Oeste, mas em todas as outras zonas da ilha, foi a quantidade enorme de túneis que atravessam as montanhas bem como a sua (grande) extensão. Indo por estas estradas pode-se dizer com toda a segurança, que se poupam umas boas horas de viagem. Qualquer pessoa que faça aquelas estradas poderá verificar isso mesmo, comparando uma deslocação do ponto A ao ponto B por uma via rápida com túnel, e por uma estrada antiga.

Claro que para o "neurónio-turista", até foi interessante fazer algumas das estradas mais antigas, pois permitiu ver paisagens espectaculares.

Como curiosidade pode-se referir que na entrada dos túneis, podemos ver placas que dizem o nome do túnel, a sua extensão, e um aviso que nos aconselha a "circular rapidamente, mas cumprindo os limites de velocidade".

Outro pormenor que poderá interessar a qualquer condutor: São raras as estradas planas. Ou sobem (muito) acentuadamente, ou descem da mesma maneira, consoante o sentido em que se circula. A condução pode tornar-se um bocado exigente para quem não esteja habituado. Implica por vezes por ex, andar muito com uma "mudança baixa".

Já foi feita referência a algumas localidades desta costa, mas também pode-se destacar "Calheta" que possui uma praia de areia.

Resumidamente, em aproximadamente 7 horas (com almoço incluido) o neurónio pode ver a zona costeira Oeste da ilha da Madeira. Já agora, em Porto Moniz recomenda-se uma ida ao restaurante "O Cachalote" (Publicidade à parte).

No dia seguinte eis que o neurónio parte para a aventura, numa exploração à zona Norte da ilha. Uma deslocação a "Santana" conhecida pelas suas casas típicas (com telhados muito altos). Mas esse ponto revelou-se um bocado desilusão, pois as famosas casas típicas, não passavam de duas, ao pé do edificio da Câmara Municipal. Em termos de restauração, também não é muito interessante. O neurónio resolveu restabelecer energias com uma refeição num hotel que lá havia, e comparativamente com outras excelentes refeições feitas em outros pontos, este não foi nada de especial.

Em resumo: Uma ida a "Santana" não compensa, na humilde opinião do neurónio, pois é ainda um bocado longe.

Em outro dia, em mais uma viagem, resolveu-se então dar uma espreitadela pela costa Este desta feita numa deslocação à "Ponta de S. Lourenço". É um passeio muito bonito. É a ponta mais a Este da Ilha. É muito ventoso. Recomenda-se um ligeiro agasalho e um calçado desportivo / montanha, pois existem alguns pontos a visitar, mas que só podem ser percorridos a pé.

Foi também visitado também "Caniço" e "Machico", e numa comparação, "Machico" é mais interessante que "Caniço". Mas é um bocado "calma". Não tem muito que ver, e fazer. E fica um bocado afastada. "Santa Cruz" também foi um local de passagem. Tem muito poucos restaurantes.

Ainda na costa Este, também foi feita uma deslocação a "Camacha", terra conhecida pelo artesanato em vime. Além de ter uma fábrica, aqui podem-se encontrar os mais variados objectos para venda, em vime, bem como vinhos.

Zona centro da ilha: Uma ida à "Eira do Serrado". Ponto bastante alto, 1095m de altitude. Aqui o neurónio parecia estar no "topo do mundo" e que quase podia alcançar as nuvens. Possui um miradouro espectacular. Definitivamente, uma zona a visitar. Ainda existe um ponto mais alto, mas não houve tempo para ir lá. Ficará para uma próxima oportunidade. Outra localidade na zona centro da ilha é "Curral das Freiras", mas não é muito apelativo.

RESTAURANTES:

Come-se bem nos restaurantes seleccionados pelo neurónio. Tanto peixe, como as famosas espetadas madeirenses. Os preços das refeições variaram entre os 30 a 50 eur para duas pessoas. Claro que estes preços é conforme o prato escolhido. Pormenor: Muitos poucos restaurantes dão a provar o conhecido "bolo de caco" com manteiga de alho.

Restaurantes muito perto do hotel:

"Doca do Cavacas" (Come-se bom peixe lá. Óptima vista sobre o mar)
"O Barqueiro" (segundo os guias, é o melhor restaurante para peixe e marisco. E isso foi constatado. Também com uma boa vista).
"Pizzeria Papa Manuel" - Comida italiana. Também é uma opção interessante. Fica mesmo ao lado do restaurante "O Barqueiro".

Outros restaurantes:

"Lido Mar", também se come muito bom peixe. Fica relativamente perto do hotel.
"As vides" - recomenda-se aqui a espetada madeirense. Na modesta opinião do neurónio é provavelmente a melhor espetada da ilha. Fica no "Estreito da Câmara de Lobos".
"Fora d'água" - Um excelente restaurante, com optima vista. Aqui pode-se escolher um óptimo prato de carne, mas também parece ser uma boa opção para peixe e marisco.

O TELEFÉRICO:

Para quem não tenha experimentado, recomenda-se um passeio no Funchal, de Teleférico. Um longo passeio com opção só de ida ou ida e volta. Vista fabulosa do Funchal. E no topo ainda se pode ir visitar dois bonitos jardins, o "Jardim Botânico" e o "Jardim do Monte".

E pronto, este vosso amigo viajante espera que esta crónica seja útil caso a Ilha da Madeira esteja nos vossos planos futuros de viagens.

Quem sabe não inaugurámos aqui uma nova "Secção de viagens". O neurónio aceita de bom grado que partilhem as vossas experiências como viajantes e exploradores.

Um grande abraço, e boas férias se for caso disso.

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)