Let's look at the trailer

Caros neúrónios cinéfilos...

O que é que se passa com os "trailers" dos filmes portugueses??? O objectivo não é atrair espectadores para dentro das salas? Então porquê a exibição de cenas que assustam qualquer pessoa que esteja minimamente interessada em ir ver o filme? (E nunca se chega a perceber afinal qual a história do filme)

É impressão minha ou o cinema português é mais voltado para a "crítica" do que propriamente para o público em geral?

Os nossos filmes tugas ganham prémios, vão a festivais, os realizadores também ganham prémios... Mas... E os espectadores?

Está visto que em Portugal lucros de bilheteira é coisa que não existe. Não há responsabilização dos realizadores, que podem fazer o que querem com dinheiros alheios. Se o filme dá lucro ou prejuízo isso não interessa. O realizador tem é que expor a sua obra, a sua "visão" ao mundo mesmo que só meia dúzia de pessoas do mundo, leia-se "criticos de cinema" (Desde quando isso é profissão?), o queiram ver.

De vez em quando lá aparece um filme mais "comercial" que cumpre a sua tarefa: Levar espectadores para dentro da sala. Mas é logo classificado como "banal" , pois não vai a festivais, e não ganha prémios.

O neurónio questiona-se: Porque é que realizadores como o Spielberg por ex são tão reconhecidos mundialmente? Pelos seus filmes "intelectuais"? Ou porque fazem filmes que as pessoas gostam de ver (mesmo que a "critica" não goste)?

O neurónio propõe que o realizador português seja mais responsabilizado pelo filme que faz. Acho que toda a gente se lembra dessa "obra-prima" que foi o "Branca de neve" (em que simplesmente não havia filme. Só som) e que custou "uma nota" aos cofres públicos. Alguém foi responsabilizado? Alguém teve que repor o dinheiro? Claro que não...

Vamos por o cinema português a mexer. Copiamos tanto "lixo" do estrangeiro, como "reality shows" e atrocidades desse género, porque é que não aprendem a "copiar" filmes como deve ser?

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)