Vamos beber um copo?


Quantas vezes não terá sido dita esta frase entre grupos de amigos que saem à noite?

O titulo poderia ser uma frase proferida por qualquer pessoa que saia à noite. Estar com uns amigos, beber uns copos, e em alguns casos, beber até "cair para o lado".

Nada de novo, não é? Comportamentos e atitudes que podem agradar a uns e não ser da preferência de outros. Cada um que se divirta como quer.

Mas o que a crónica de hoje foca, é um outro aspecto (mais ou menos) novo: Há uns dias, o neurónio no conforto do seu lar, assistiu a um programa de televisão em que falava destas saídas nocturnas, associadas ao elevado consumo de alcool. Mas o tópico principal da história era a faixa etária dos jovens que saem à noite. São cada vez mais novos, chegando mesmo aos 11 / 12 anos.

Ora, o neurónio não quer vir para aqui armado em moralizador da sociedade, mas pode deixar aqui registada a sua opinião pessoal:

"Pitinhos" (rapazes e raparigas) com 11 ou 12 anos sairem até ás 6 da manhã e a "emborcar" bebidas de elevado conteúdo alcoolico até à exaustão (Sim, porque cerveja e vinhos são para os "fracos". O que está a dar são "shots" e as chamadas "bebidas brancas") não me parece a melhor maneira de crescer, quer fisicamente, quer psicologicamente.

Dizem que o elevado consumo de alcool pode destruir neurónios, mas acho que em alguns destes jovens, já "foram todos à vida", mesmo antes de começarem a beber, pois na sua mente simples quem não se embebedar e vomitar tudo, não é "cool". Por isso, para serem aceites pelo grupo de amigos, lá vão eles beber o que encontrarem pela frente, mesmo que isso signifique pagarem pelo conteúdo de um copo o equivalente se calhar a uma ou mais garrafas num qualquer supermercado.

Mas embora ache que no dia em que foi distribuida a inteligência, estes jovens estavam ausentes, a culpa destas suas atitudes não é 100% sua. Os bares vendem a qualquer um que lhes mostre o dinheiro, por ex. E já se sabe como é a fiscalização neste país. E mesmo que sejam fiscalizados, e paguem multas, compensa sempre financeiramente. Por isso estamos perante um caso em que o "crime compensa".

Mas para mim, a maior parte da culpa desta situação, são os responsáveis por estes miudos e miudas: Os pais. Onde é que eles andam? Que pai deixa um filho de 11 anos sair até ás 6 da manhã sabe-se lá por onde?

E ainda temos o aspecto financeiro da questão: Ou seja, uma saída nocturna não fica exactamente por 5 euros. Fica muito mais cara do que isso. E como não estou a ver estes "jovens" trabalharem tão precocemente, para obterem dinheiro, este só pode vir de um lado (leia-se, "Pai ou mãe").

Não sei, posso ser antiquado, posso ser "quadrado", ou o que quiserem... Mas não me parece a melhor atitude a tomar em relação aos filhos, deixá-los por aí fora ainda sem idade para saberem o que lhes pode fazer mal ou não.

Se calhar há pais que até nem se importam, e que vêm nisso uma oportunidade de se "livrarem" dos miudos durante umas horas, para eles não lhes chatearem a cabeça. Ou então simplesmente acreditam ingenuamente que eles vão "estudar". Ou então, como era referido por um humorista brasileiro aqui há uns bons anos: "Tem pai que é cego". Ou outros se calhar, não querem mesmo ver.

Estes mesmos pais que permitem estas liberdades, geralmente são depois aqueles que, uns anos mais tarde, quando os problemas acontecem, dizem: "Onde é que errámos"?

Não digo para mantermos os miudos dentro de um casulo até aos 18 anos, claro. Há que lhes mostrar o mundo "exterior", mas também não me parece que este seja o melhor caminho.

Estarei errado? Até posso estar. Afinal de contas não digo que sou dono da verdade absoluta, mas fica aqui registada uma opinião.

Venham mais... opiniões.

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)