O monopólio


Não, não é o famoso jogo de tabuleiro.

Hoje o neurónio vem falar sobre as "grandes empresas" que há em Portugal. São sempre a "bandeira" do santo Graal da gestão, apresentam lucros fabulosos, têm estratégias de mercado "fenomenais". São muito melhores que a concorrência... espera lá... qual concorrência???

TV Cabo, EDP, Portugal Telecom, Netcabo... São "campeões" de lucros, têm "n" clientes. São os maiores... sozinhos (ou quase) no seu nicho de mercado

Que aconteceria por ex à TV Cabo, se houvesse concorrência a sério com a Cabovisão? Onde estaria a PT se realmente houvesse concorrência e os novos operadores pudessem dispor da rede nacional sem pedir primeiro "por favor"?

EDP?? Onde mais podemos nós ir buscar electricidade?

Netcabo?? "Mas neurónio, existe concorrência: O sapo por ex". Será que é mesmo assim meus caros??? Ou não andam todos no mesmo "comboio"?

Nos dias de hoje porquê ainda a existência destes monopólios? Para quando um mercado que funcione a sério?? Onde o consumidor possa realmente escolher a melhor opção para si? Onde estas empresas não façam o que querem conosco, e nos imponham os seus preços aos quais não podemos fugir? Onde não nos tratem "abaixo de cão" (Alguém disse "TV Cabo"?).

Sabem o que o neurónio acha?? Que se um dia houver mesmo mercado livre, vai haver um terramoto maior que aquele que atingiu Lisboa.

Tenho dito

RMS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não fica mais real que isto

O que é que eu estava a ver?

Evolução nos telemóveis (?)