Revolução digital na função pública

É inegável o facto de estarmos a viver tempos de uma revolução, a revolução digital. Hoje trabalhamos em frente a um computador, comunicamos através de um telemóvel. Executamos tarefas, outrora complexas e demoradas, com um simples click e em menos de um segundo.
O mercado privado impulsiona esta revolução e corre para dominar as novas tecnologias na esperança de poder explorar novas oportunidades de negócio. O estado pelo contrário é arrastado para esta nova era. Justifica o seu atraso com a falta de meios e adiciona a isto a falta de visão, de motivação e de vontade.
Apesar dos atrasos originados pelos velhos do restelo todos sentem que a mudança é inevitável e começamos finalmente a ver alguns vestígios de utilização de tecnologia pelo estado.
Um grande exemplo é a entrega das declarações de IRS via internet, mais uma vez o dinheiro fala mais alto e vence todas as entropias. Outro exemplo é a possibilidade de podermos alterar a morada da nossa residência no site da segurança social. Muito facilmente acedemos ao site da SS, preenchemos a nova morada, executamos e já está. Mas atenção!!! apenas podemos aceder a esta opção nos dias úteis das 8:00 ás 20:00. Muitos tentam explicar o porquê destas situações bizarras que se repetem-se pelos sistemas do estado. Será que quando fazemos o click no botão de alterar morada estamos na verdade a enviar um mail para um funcionário da segurança social que o vai imprimir, tirar fotocópias em triplicado, aplicar o selo branco em cada uma, pedir a assinatura de todos os funcionários para autorizar a alteração e posteriormente dactilografar a morada num impresso de papel azul timbrado, papel esse que foi feito através de centenárias arvores sagradas do Tibete e a tinta azul extraída de algas especiais que crescem apenas nas profundezas do oceano indico?
Ou será que os sindicatos testemunharam a exploração fascista que era exercida nos servidores do estado e exigiram que eles usufruíssem de um merecido descanso das 20:00 ás 8:00 nos dias de semana e aos fins-de-semana de modo a puderam passar mais tempo com a sua família e amigos? Estas perguntas aguardam resposta ainda hoje. Entretanto 10 milhões de portugueses aguardam pacientemente a integração total da função pública na revolução Digital.

Comentários

Neuronio disse…
(quase) Todos são aversos à mudança. Implica entre outras coisas, nova aprendizagem, implica substituir hábitos antigos, implica custos... É só "chatices".

Infelizmente neste nosso pedaço de terra à beira mar plantado, pensa-se e vê-se o futuro muito com "pálas nos olhos". Só se vê a curta distância e em frente. Não vêm o "quadro todo", como dizem os americanos.

Depois aparecem logo os sindicatos "amigos dos trabalhadores" (Será que são mesmo??) a dizer que não pode ser, vai eliminar postos de trabalho,etc. A pensar assim ainda estaríamos à luz da vela.

Parece que o país é especialista em "importar" só lixo (POr ex programas / tendências de gosto duvidoso). E depois quando temos ideias "inovadoras" nunca aproveitamos a experiência dos outros, que já passaram por isso e sabem quais os pontos positivos e negativos dessas ideias. E isso seria uma boa maneira de tornar "positivo" o nosso atraso em relação aos outros países, pois já pouparia muitos "estudos" e "relatórios" e "comissões de análise" (Mas se calhar também há interesse em haver isso tudo e mais alguma coisa).

O nosso "primeiro" bem quer seguir o famoso "modelo nórdico", (um bom exemplo a seguir em algumas áreas), mas esquece-se do fundamental... Nós não temos mentalidade nórdica.

Mas no meio deste caos ainda de repartições públicas e tribunais cheios de papel (quase papiros) até ao tecto, ainda sobressaem alguns pontos de desenvolvimento tecnológico, como por ex a "via verde" e é claro, o "oásis da tecnologia": Quase um telemóvel por habitante.

Só para terminar, pegando no último ponto referido dos telemóveis, não podemos esquecer que o Estado ainda pode estar na "idade da pedra", mas os portugueses estão no topo da tecnologia: Bluetooth, MP3, telemóveis, Internet, entre outras coisa.

Por isso acho que um equilibra o outro.

Será?

RMS
Anónimo disse…
Wargod deixo-te um conselho de amigo:

é muito fácil criticar os funcionários públicos mas da próxima vez que tenhas que utilizar um serviço por favor olha à tua volta e compara por exemplo as instalações com as do teu local de trabalho.
Uma coisa te digo de certeza: não estou a colocar este comentário a partir de um portátil ultima geração!!!
Anónimo disse…
por acaso estou numa cave cheia de bolor, que tambem mete água, sem ac há muito tempo por falta de verba, com milhões de kilos de processos poirentos e velhos, ratos, baratas, onde mal cabe uma pessoa e trabalhamos aqui 4. queres trocar???

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